Eleições 2022

IPEC/TV Mirante: Brandão aumenta liderança na disputa para governo

Candidato a reeleição pelo PSB passou de 28% para 41% na comparação entre os dois levantamentos do instituto.

Carla Lima/Ipolítica

- Atualizada em 20/09/2022 às 21h18

SÃO LUÍS - A  pesquisa IPEC/TV Mirante trouxe novo cenário para a disputa para o governo do Maranhão. O candidato a reeleição, Carlos Brandão (PSB), ampliou a vantagem. Outra mudança de posição em comparação ao levantamento de agosto do instituto é a de Lahesio Bonfim (PSC) que saiu do quarto para o terceiro lugar.

Carlos Brandão saiu de 28% na pesquisa IPEC/TV Mirante de 23 de agosto para 41% na pesquisa desta terça. Ele é seguido por Weverton Rocha com 20%, percentual quatro pontos maior que o registro na pesquisa anterior do instituto.

Em terceiro lugar aparece o candidato do PSC, Lahesio Bonfim que saiu de 10% (23 de agosto)para 16% no levantamento desta terça-feira, 20.

Ao contrário de Bonfim, Edivaldo Júnior, candidato ao governo pelo PSD, caiu de 14% (em agosto) para 7% no levantamento atual. Professor Joás Moraes (DC) aparece com 1% - antes estava com 2% - Enilton Rodrigues (PSOL), Simplício Araújo (SD) e Frankli Costa (PCB) estão com 1% cada um, percentual igual ao registrado na pesquisa de 23 de agosto.

IPEC mostra novo cenário da disputa pelo governo do Maranhão
IPEC mostra novo cenário da disputa pelo governo do Maranhão

Hertz Dias (PSTU) não pontuou  e votos brancos ou nulos somaram 5% e não responderam ou não sabem, 8%.

Segundo turno

Considerando o segundo turno, se a disputa fosse entre Carlos Brandão e Weverton Rocha, a pesquisa IPEC aponta que o socialista venceria a eleição com 51% contra 33% do pedetista.

Se a disputa fosse entre Brandão e Edivaldo Júnior, o governador seria reeleito com 62% contra 20%do ex-prefeito de São Luís. Carlos Brandão também seria reeleito se a disputa fosse com Lahesio Bonfim. Segundo a pesquisa IPEC, o socialista teria 56% contra 29% do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes.

Rejeição

Rejeição de candidatos ao Governo do Maranhão
Rejeição de candidatos ao Governo do Maranhão

Sobre a rejeição o cenário do IPEC é o seguinte: Simplício Araújo tem 23%, Frankle Costa 22%, Edivaldo Júnior 20%, Enilton Rodrigues 19%, Weverton Rocha 18%, Hertz Dias e Joás Moraes 16% cada e Carlos Brandão e Lahesio Bonfim com 15%.

A pesquisa IPEC/TV Mirante ouviu 800 eleitores nos dias 17 a 19 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e grau de confiabilidade é de 95%. O registro é MA 04923/2022. 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.