Eleições 2022

Pesquisa XP/Ipespe aponta Lula com 44%, Bolsonaro com 32% e Ciro com 8%

Atual presidente oscilou positivamente, enquanto petista estagnou, diminuindo a diferença.

Ipolítica, com agências

Atualizada em 13/05/2022 às 14h37
Diferença de Lula para Bolsonaro cai levemente
Diferença de Lula para Bolsonaro cai levemente (Foto: Sérgio Lima / Reprodução)

BRASÍLIA - Nova pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (13), aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) segue diminuindo a diferença para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O petista petista continua à frente, mas com os mesmos 44% das intenções de voto da consulta anterior, de 6 de maio - tinha 45% em abril. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32% - tinha 31% nos dois levantamentos anteriores feitos pelo mesmo instituto. Ciro Gomes (PDT) com 8%.

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) figura no quarto lugar, com 3% das intenções; seguido de André Janones (Avante), com 2%; e Simone Tebet (MDB), com 1%. Felipe D'Ávila (Novo), Luciano Bivar (União Brasil), Vera Lucia (PSTU) e Eymael (Democracia Cristã) não pontuaram.

A pesquisa aponta ainda vitória de Lula no segundo turno com 54% dos votos, em um cenário contra Jair Bolsonaro, que teria 35% dos votos. Ciro Gomes também derrotaria Bolsonaro no segundo turno, de acordo com o estudo, com 43% contra 40% de Bolsonaro.

Foram realizadas entrevistas por telefone entre os dias 9 e 11 de maio, com 1.000 participantes de todo o país. A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.