Eleições 2022

TRE conclui julgamento de pedidos de registro de candidatura no Maranhão

Foram mais de mil registros julgados pela Corte eleitoral maranhense entre pedidos de registro e ações de impugnação.

Ipolítica com informações do TRE/MA

TRE/MA julgou todos s pedidos de registro de candidatura para as eleições de 2022
TRE/MA julgou todos s pedidos de registro de candidatura para as eleições de 2022 (Divulgação)

SÃO LUÍS - A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão concluiu nesta segunda, 12 de setembro, o julgamento de 996 pedidos de registros de candidaturas e 26 impugnações relativas às eleições 2022. Ao todo, o órgão recebeu 1.021processos de registros e 38 de impugnações.

Pelo calendário eleitoral, os TREs e o TSE tinham até o dia 12 de setembro para julgar os pedidos de registros de candidatos a governador, vice-governador, senador e suplentes, deputados federais, estaduais e distritais, inclusive os impugnados e os respectivos recursos referentes às eleições 2022.

A desembargadora Ângela Salazar, presidente do TRE, explica, porém, que a conclusão em sua totalidade dos processos depende de diligências com prazos que excederam à data, como pedidos de substituição.

“Achei essa irmandade entre os integrantes da Corte muito marcante porque vi em todos a vontade de ajudar, de verem as coisas acontecendo, por isso agradeço o empenho de todos os envolvidos para que alcançássemos este número tão alto de processos em tão pouco tempo”, comemorou a presidente, sendo ratificada pelos demais membros da Corte.

Em nome do Ministério Público Eleitoral, o procurador regional eleitoral Hilton Melo disse estar estimulado pela disciplina dos julgadores e servidores. “Ali na Procuradoria estivemos no sistema de 24 horas, 7 dias por semana, durante várias semanas e agora vamos desacelerar para enfrentar a próxima onda que será o julgamento das prestações de contas. Que essa seja a eleição do povo!”.

Segundo dados da Secretaria Judiciária, restam o saldo de 25 processos de registros de candidaturas e 12 impugnações para serem julgados nas próximas sessões que serão realizadas, como nos dias 14 e 15.

No Maranhão foram registrados 955 candidatos, sendo 9 governadores, 9 vice-governadores, 5 senadores, 5 - 1º suplente de senador, 5 – 2º suplente de senador, 363 deputados federais e 559 deputados estaduais.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.