(Divulgação)

COLUNA

Estado Econômico
Economia e empreendedorismo no Maranhão e no Brasil.
ESTADO ECONÔMICO

CNC apresenta dados animadores para o varejo maranhense

Vendas do setor no estado já cresceram 9,2% este ano e empresários estão bem mais confiantes.

Imirante.com

Atualizada em 02/05/2023 às 23h38
Chefe do Departamento de Economia da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Guilherme Mercês, durante palestra (Foto/Divulgação)
Chefe do Departamento de Economia da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Guilherme Mercês, durante palestra (Foto/Divulgação)

Ao proferir a palestra “Cenários para o desenvolvimento econômico por meio da inovação”, como parte das comemorações dos 69 anos da Fecomércio/MA, o chefe do Departamento de Economia da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Guilherme Mercês, apresentou dados animadores para o varejo maranhense, ainda que o cenário econômico nacional e mundial seja de incertezas.

Segundo ele, os empresários do varejo maranhense estão 2.8 mais confiantes que os do resto do país. E não é pra menos, a retomada da economia tem se revertido em crescimento de 9,2% nas vendas, percentual acima do nível pré-pandemia. 

É apontado como uma das razões para esse ambiente mais favorável ao varejo maranhense o impacto dos recursos do Auxílio Brasil, que está tendo como destino também o consumo. O Maranhão, inclusive, é o estado com mais número de beneficiados do programa do Governo Federal.

Outro indicador positivo, ainda que seja preocupante que 33% dos maranhenses estejam com contas em atraso e que as taxas de juros estejam em patamar elevado, o nível de endividamento está em queda no Maranhão – o estado é o 16º no ranking nacional de endividamento das famílias. 

“Isso pode ser um indicador que o benefício do auxílio também está sendo utilizado para o pagamento de dívidas”, analisou Guilherme Mercês.

O presidente da Fecomércio/MA, Maurício Aragão Feijó, agradeceu ao representante da CNC pela disponibilidade em vir ao estado para compartilhar com o empresariado maranhense, informações da maior importância, sobretudo por ter apontado cenários do atual contexto geopolítico e econômico mundial, nacional e estadual e seus possíveis desdobramentos para o futuro. 

A palestra promovida pela Fecomércio/MA foi bastante prestigiada, com a participação de dirigentes de entidades de classe do comércio, da indústria, do setor agropecuário, do poder público estadual e municipal, entre outros convidados. 

Liquida Bazar

Trinta e seis municípios participam, de 29 de agosto a 3 de setembro, do Liquida Bazar, essa que é considerada a maior ação de vendas do varejo neste primeiro semestre terá a oferta de produtos e serviços com descontos de até 70%. 

A expectativa é participação de mais de 4 mil micro e pequenas empresas e movimentação de vendas superior a R$ 30 milhões.

O Liquida Bazar é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a FCDL CDL São Luís, Associação Comercial do Maranhão, Associação dos Jovens Empresários – AJE/MA, Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Estado do Maranhão – Fecomércio/MA e Prefeituras Municipais.

Prêmio Master Imobiliário

O vice-presidente da Fiema e também da Região Nordeste da CBIC, Fabio Nahuz, participou do 28º Prêmio Master Imobiliário, uma homenagem que a indústria imobiliária presta a seus mestres e ao alto nível de arquitetura, engenharia, construção, desenvolvimento urbano, incorporação, administração, vendas e marketing, entre outros segmentos. 

O maior prêmio do Brasil nesta categoria valoriza os grandes talentos e tem a função de divulgar nacional e internacionalmente os conceitos inovadores e as experiências bem-sucedidas que possam servir de modelo para o desenvolvimento global das atividades do setor.

Almoço plenária

Almoço plenária realizado pela Câmara de Dirigentes de São Luís - CDL São Luís (Foto/Divulgação)
Almoço plenária realizado pela Câmara de Dirigentes de São Luís - CDL São Luís (Foto/Divulgação)

A presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL/MA), Socorro Noronha participou do almoço plenária da Câmara de Dirigentes de São Luís (CDL São Luís), realizado na última quarta-feira, 24, que teve como convidado, o secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves. A pauta do encontro foi a redução do ICMS sobre os combustíveis.

Na ocasião, a FCDL-MA recebeu homenagem de reconhecimento pela parceria da instituição com a campanha Natal Show de Prêmios, promovida pela CDL São Luís.

Palestra “Paixão, força e coragem”

O diretor do Conselho de Administração da Tramontina, empresário Clovis Tramontina, estará em Imperatriz, dia 8 de setembro, para ministrar palestra com o tema "Paixão, força e coragem", com memórias de sua trajetória pessoal e profissional no comando da empresa. O evento é fruto da parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sindicom). Após a palestra, haverá uma sessão de autógrafos da biografia de Clovis Tramontina.

Desde muito cedo, Clovis frequentou os corredores da empresa fundada há 111 anos pelo avô, Valentin, na cidade de Carlos Barbosa, interior do Rio Grande do Sul. Em 1980, aos 25 anos, levou o talento para os negócios à Tramontina. Trabalhou com vendas por mais de uma década e, aos 36, foi promovido como presidente do empreendimento.

VAREJO

Shopping Expoema

O tradicional Shopping Expoema contempla a programação da 62ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que acontecerá de 4 a 11 de setembro, no Parque Independência, em São Luís. Funcionando das 8h às 21h, no espaço onde os criadores contarão com animais de diversas espécies e raças para o melhor manejo de suas propriedades.

Margem Equatorial

As bacias Pará-Maranhão, Barreirinhas, Foz do Amazonas, Ceará e Potiguar, que compõem a Margem Equatorial Brasileira (MEQ), tiveram aprovadas pela ANP a inclusão de 218 blocos da na Oferta Permanente de Concessão (OPC). Com essa decisão, a Agência amplia em cerca de 300% o número de blocos exploratórios em estudo na Margem Equatorial Brasileira, saltando de 71 para 289. 

Voluntariado 

Balanço do primeiro semestre deste ano revela que o VLI Solidária, programa de voluntariado da VLI, beneficiou 5 mil pessoas nos nove estados brasileiros onde a companhia atua: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Maranhão, Tocantins, Sergipe e Ceará. E neste mês em que se comemora, no dia 28, o Dia Nacional do Voluntariado, bem como uma década de existência do VLI Solidária, a empresa anuncia a meta de dobrar o número de pessoas beneficiadas até dezembro.

Demanda por Crédito

O indicador da Boa Vista de Demanda por Crédito do Consumidor subiu 1,9% entre os meses de junho e julho na comparação dos dados dessazonalizados. O resultado praticamente reverteu a queda observada no mês de junho, de mesma magnitude, e pôs fim a uma sequência de três quedas consecutivas na mesma base de comparação. Porém o efeito das quedas anteriores prevaleceu na comparação do trimestre móvel findo em julho contra o trimestre findo em abril, tanto que o indicador recuou 5,3% nesse período. 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.