Eleição 2022

Saúde, educação e desenvolvimento econômico foram principais temas da Sabatina Imirante

Nesta semana foi encerrada a série de entrevistas com os candidatos ao governo que destacaram propostas para mudar os índices sociais e econômico do estado.

Carla Lima/Ipolítica

Sabatina Imirante vai ouvir agora os candidatos ao Senado
Sabatina Imirante vai ouvir agora os candidatos ao Senado (Arte: Imirante.com)

SÃO LUÍS - Foi concluída nesta semana a Sabatina Imirante com os candidatos ao governo do Maranhão. Foram entrevistados o governador Carlos Brandão (PSB), Simplício Araújo (SD), Hertz Dias (PSTU) e Frankle Costa (PCB). Na próxima semana, será iniciada a sabatina com os concorrentes ao Senado.

Assim como na semana passada, os candidatos ouvidos pelos jornalistas do Grupo Mirante falaram sobre os temas sorteados. Comunidades tradicionais e desenvolvimento econômico foram pontos centrais das entrevistas.

Na segunda-feira, 15, o sabatinado foi Carlos Brandão que falou sobre comunidades tradicionais, saúde e educação.

O candidato a reeleição usou a estratégia de destacar em suas respostas os números do governo estadual. Sobre comunidades tradicionais, por exemplo, Brandão destacou ações de regularização fundiária para os quilombos localizados no estado.

“Estamos preservando toda a cultura quilombola, é importante a gente preservar, mas a gente tem desenvolvido políticas públicas que preservem os quilombos. Nós avançamos bastante, e neste ano nós ainda vamos regularizar mais de cem quilombos”, destacou.

Sobre saúde, o destaque dado pelo socialista foi as ações ocorridas durante a pandemia da Covid-19 em 2020 e 2021. “O mundo inteiro foi pego de surpresa, era uma coisa nova, nós fizemos um exercício muito grande, não só na construção provisória de hospitais de campanha, mas na ampliação do número de hospitais, leitos de UTI, uma grande contratação de profissionais de saúde, de forma que o Maranhão foi o estado que teve o melhor desempenho no combate à Covid, com muita indicação e liderança do governador Flávio Dino, fez com que a gente tivesse esses resultados positivos. Poderiam ter ido a óbito mais de 10 mil pessoas aqui no Maranhão, e foram vidas salvas”, disse.

Na educação, Carlos Brandão falou sobre o programa “Escola Digna” e garantiu que houve avanços nos índices educacionais do Maranhão. “Para transportar os alunos às escolas, distribuímos mais de 200 transportes escolares, pagamos as promoções e progressões dos professores, foram mais de R$ 200 milhões. Professores que faziam seus cursos, suas capacitações, e estavam desmotivados por que isso não aumentava seu salário, não aumentava de posto, de posição. Além disso, a gente fez com que os professores tivessem um dos melhores salários do Brasil”, afirmou.

Veja como foi a sabatina com Carlos Brandão nesta segunda-feira

Simplício Araújo, ex-secretário estadual de Indústria e Comércio, foi o segundo entrevistado desta semana. Ele falou de suas propostas para saúde, esportes e desenvolvimento econômico.

Na saúde, Simplício defendeu a criação de um sistema integrado unindo os esforços federais, estaduais e municipais para resolver questões como filas para consultas, exames e cirurgias.

“Aqui na capital, e também em outras grandes cidades do Maranhão, o grande problema é que falta gestão. Não se faz saúde apenas construindo hospitais. É necessário boas estruturas, mas, por exemplo, São Luís hoje tem três sistemas: um sistema municipal, com unidades sucateadas. Por exemplo, a porta de entrada do sistema para o ludovicense e para problemas de saúde, como por exemplo cardiovasculares, para todo o Maranhão, é o Socorrão I, um prédio tombado, antigo, que não tem as condições mais de atender a população maranhense, e nós precisamos efetivamente dar resultado à população e precisamos ter mais eficiência no gasto. Então, na minha gestão, nós vamos ter o programa chamado SIM, Saúde Integrada do Maranhão”, afirmou.

No esporte, o candidato propõe a reformulação da Lei de Incentivo aos esportes. "O problema é que quem está acessando esse recurso, ou seja, quem tem acesso aos certificados oriundos da Lei de Incentivo ao Esporte, é a classe política, ou a classe que de alguma forma vai ganhar algum recurso com isso. Os atletas estão à margem nesse processo, como na Cultura também. Hoje a gente não tem a Lei de Incentivo voltada para realmente fazer cultura no Maranhão, mas para fazer eventos. Eu vou continuar com os eventos da cultura, mas a gente vai abrir uma linha de editais para quem realmente faz cultura. Para o músico, para o poeta, para aquele fazedor de cultura que realmente não tem do que viver durante o ano inteiro. É necessário que eu dê as garantias para essa pessoa para que ela faça mais poesia, mais música, para que ela continue levando para todo o Brasil esse encanto que é a cultura do Maranhão. No esporte, a mesma coisa, eu preciso consertar falhas”, disse.

Simplício Araújo falou ainda sobre desenvolvimento econômico dizendo que, se eleito governador, vai criar o banco digital com o objetivo de facilitar crédito para a população mais pobre.

Veja como foi a participação de Simplício Araújo na Sabatina Imirante desta terça-feira

Na quarta-feira, 17, o ouvido na Sabatina foi o candidato do PSTU, Hertz Dias. Ele falou sobre desenvolvimento econômico, administração pública, esporte e saúde.

O discurso do socialista é de que a sua gestão ocorrerá em conjunto com os trabalhadores. Ele defende a suspensão do pagamento da dívida pública e a auditoria desta dívida para saber quem contraiu e quem se beneficiou com os recursos.

Para garantir o desenvolvimento econômico, Dias defende a redução da jornada de trabalho afirmando que as experiências realizadas em outras nações se mostraram efetivas e sem a redução da produtividade.

Ele também afirmou que independentemente do resultado do pleito de outubro, contudo, ainda não será possível resolver de imediato o problema do trabalhador no estado, uma vez que no país há predominância do capitalismo.

Hertz, sobre o esporte, afirmou que é preciso repensar a política pública desta área. "O esporte no governo do PSTU tem que estar estritamente verticalizado com outras secretarias", disse e completou: "Nós queremos popularizar o máximo possível", disse.

Já na saúde, o candidato do PSTU disse que é preciso acabar com o que ele classificou de fila dupla. "Primeiro lugar é acabar com a fila dupla. Nós defendemos que 100% da verba pública seja para o SUS. Hoje parte dos recursos vai para hospitais privados", disse.

Ele também defendeu acabar com a parceria público-privada. Hertz Dias também defendeu a quebra de patentes, para que qualquer país possa produzir vacinas e distribuir para a população.

Veja como foi a participação de Hertz Dias na Sabatina Imirante

Encerrando a série de entrevistas do Imirante com os candidatos ao governo do Maranhão, Frankle Costa (PCB) falou sobre administração pública, comunidades tradicionais, turismo, esporte.

Sobre comunidades tradicionais, Costa garantiu que num eventual governo seu, grandes empreendimentos não serão aceitos no estado caso possa atingir comunidades como quilombolas e indígenas.

“A gente não vai de forma alguma deixar que os grandes projetos avancem com o intuito de varrer as comunidades tradicionais”, disse.

Sobre turismo, o candidato do PCB garantiu que o governo vai subsidiar o turismo para que os trabalhadores possam ter acesso.

Quando o tema foi administração pública, o candidato disse que a prática de indicação de apadrinhados políticos é principal causa para o inchaço da máquina e que, por isso, em um governo seu, a estrutura do estado não será para garantir emprego aos políticos. “No governo comunista do PCB as secretarias não serão cabides de emprego. Apenas trabalhadores capacitados irão assumir essas vagas”, disse.

Frankle Lima propôs ainda um amplo programa de concursos públicos com ênfase na saúde para melhorar o sistema de saúde do estado.

Candidato do PCB defende fim da propriedade privada no Maranhão

A Sabatina Imirante continuará nesta segunda-feira, 21, com as entrevistas com os candidatos ao Senado. O primeiro a ser ouvido é Ivo Nogueiro do Democracia Cristã.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.