Eleições 2022

Número de candidatos ao Senado passa de 200; MA tem apenas cinco

Nesta eleições, candidatos disputam 27 cadeiras na Casa.

Ipolítica, com Agência Senado

Atualizada em 15/08/2022 às 11h51
Maranhão tem cinco disputando uma vaga no Senado
Maranhão tem cinco disputando uma vaga no Senado (Roque de Sá/Agência Senado)

SÃO LUÍS - Em todo o país, mais de 200 candidatos estarão na disputa por 27 cadeiras do Senado nas eleições de 2022 (uma por unidade da Federação). O prazo para registro das candidaturas na Justiça Eleitoral termina nesta segunda-feira (15). Até as 10h30 da manhã desta segunda, já havia 206 candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o número ainda deve aumentar.

O quantitativo já é superior ao de 2014, quando 185 candidatos concorreram pelo mesmo número de vagas. Nas eleições de 2018, foram 352 candidatos a senador, mas naquele ano 54 cadeiras (dois terços das vagas do Senado) estavam em disputa.

No caso do Maranhão, o número é baixo - apenas cinco registraram candidaturas: Antônia Cariongo (PSOL), Flávio Dino (PSB), Ivo Nogueira (DC), Roberto Rocha (PTB) e Salo Arcangeli (PSTU). Para o governo, por exemplo, são nove os candidatos.

O sistema utilizado nas eleições para o cargo de senador é o majoritário. É eleito o candidato que obtiver o maior número dos votos apurados no estado em que concorre. O mandato dos senadores é de oito anos, mas as eleições para o Senado acontecem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras.

O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para o dia 2 de outubro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.