(Divulgação)

COLUNA

Estado Econômico
Economia e empreendedorismo no Maranhão e no Brasil.
ESTADO ECONÔMICO

Maranhense Sandoval Feitosa tomará posse na direção geral da Aneel

Sua indicação e as dos diretores colegiados foram aprovadas pelo plenário do Senado Federal.

Imirante.com

Atualizada em 02/05/2023 às 23h38
Sandoval Feitosa é servidor de carreira da Aneel desde 2005, quando foi aprovado em concurso público (Divulgação)
Sandoval Feitosa é servidor de carreira da Aneel desde 2005, quando foi aprovado em concurso público (Divulgação)

O maranhense Sandoval Araújo Feitosa Neto será empossado na segunda-feira, 15, no cargo de diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em cerimônia que acontecerá às 17h, no Auditório do Subsolo do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília (DF). O ato será transmitido ao vivo pelo canal da Aneel no Youtube.

Sandoval Feitosa bem como a Diretoria Colegiada da Agência, formada por Hélvio Guerra, Ricardo Tili, Fernando Mosna e Agnes da Costa, tiveram suas indicações aprovadas pelo plenário do Senado Federal. 

Servidor de carreira da Aneel desde 2005, quando foi aprovado em concurso público para o cargo de especialista em Regulação, Sandoval Feitosa exerceu diversas atividades de auditorias em concessionárias de distribuição e transmissão de energia enquanto esteve na Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade.

Ainda na Aneel, ocupou em 2014 o cargo de assessor da diretoria. Em 2015, assumiu o posto de Superintendente de Regulação dos Serviços de Transmissão. Já em 2017, tornou-se superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade. Em 2018, foi nomeado para o cargo de diretor da Aneel, após indicação do governo Temer.

Possui o título de Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2009), pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2017), e é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2002).

Antes de trabalhar na Aneel, atuou na Companhia Energética do Maranhão (Cemar) – hoje Equatorial Maranhão - e na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

Porto Digital

O presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Cristiano Barroso, esteve em Recife (PE), onde foi conhecer o Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil.

Durante um tour pelo parque urbano, que é instalado no centro histórico da capital pernambucana e está em plena expansão para outros bairros, Cristiano Barroso conheceu a forma de atuação do Porto Digital, que se dá nos eixos de produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa, além do foco no futuro das cidades.

O objetivo desta visita foi de conhecer também como se dá ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo "Triple Helix", tal iniciativa propiciou o ambiente necessário para fazer com que o Porto Digital, fundado em 2000.

Sistema Comércio

Presidente da Fecomércio/MA, Maurício Feijó, em reunião de diretoria da Confederação Nacional do Comércio (Divulgação)
Presidente da Fecomércio/MA, Maurício Feijó, em reunião de diretoria da Confederação Nacional do Comércio (Divulgação)

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), Maurício Feijó, participou no Rio de Janeiro, da Reunião de Diretoria da Confederação Nacional do Comércio.

Na pauta, assuntos de interesse do comércio de bens, serviços e turismo e o panorama da economia brasileira diante do cenário econômico global.

A reunião acontece de forma mensal e reúne presidentes e representantes das Federações do Comércio de todo país.

Safrinha Solidária

A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Maranhão (Aprosoja/MA) deu início, em Mata Roma, na Fazenda Aliança, de propriedade do associado Armindo Vilmar, à colheita do feijão da Safrinha Solidária, projeto que é desenvolvido pela entidade há 12 anos. 

Na fazenda foram plantados 10 hectares, que agora são colhidos pelas comunidades vizinhas à propriedade. No total, são 250 hectares, distribuídos em nove municípios do estado, a maioria localizado no Baixo Parnaíba.

“É uma satisfação poder compartilhar dos frutos que a gente planta” destacou Armindo Vilmar, mais conhecido como Polaco.

Concrete Show 2022

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de São Luís, entidade filiada à Fecomércio/MA, Antonio Sousa Pereira, participou, em São Paulo, da Concrete Show 2022, maior e mais completo evento da América Latina em soluções para a cadeia produtiva da construção em concreto.

Antonio Sousa Pereira, que também está ligado à Acimavil e Acomac/MA, disse que o evento propiciou explorar e obter novas experiências sobre produtos, serviços e negócios. 

Segundo ele, a Concrete Show 2022, que contou com grandes marcas expositoras e reuniu visitantes do Brasil e de outros países, é um ambiente favorável para novos negócios e projetos, um momento único para network e ter acesso os conhecimentos técnicos dos produtos.

VAREJO

Liquida Bazar 

A Federação das Câmaras Lojistas do Maranhão (FCDL/MA) está apoiando, por meio das CDLs, o Liquida Bazar, uma iniciativa do Sebrae Maranhão, que abrange 35 municípios do estado. A entidade está mobilizando seus associados para participarem oferecendo descontos aos clientes. O Liquida Bazar acontece até 3 de setembro, com a participação de MEIs e micro e pequenas empresas. 

Carros por assinatura

Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, em parceria com o Sebrae, constatou que 68% da população desconhecem o sistema de carros por assinatura, nova modalidade de aluguel de carro, com contratos que podem chegar a 48 meses. 

Improcedente

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão julgou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria-Geral de Justiça do Maranhão, que questionava artigos de lei municipal de São Mateus do Maranhão. As normas estabelecem que os cargos de procurador-geral do município e procurador-geral adjunto são de provimento em comissão e confiança, de livre nomeação e exoneração do chefe do Poder Executivo municipal. 

Plenária na ACM

A reunião plenária da Associação Comercial do Maranhão (ACM) de quarta-feira, 17, às19h, no Palácio do Comércio, terá o anúncio dos finalistas do Prêmio Empresa do Ano (PEA 2022) e palestra do superintendente Regional do Banco do Brasil, Rafael Alessi, sobre “Como ter acesso ao crédito do novo Pronampe - Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas”. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.