(Divulgação)

COLUNA

Estado Econômico
Economia e empreendedorismo no Maranhão e no Brasil.
ESTADO ECONÔMICO

ANP aprova plano de desenvolvimento do campo de Gavião Belo

Arrematado pela Eneva, campo localizado na Bacia do Parnaíba tem início da produção previsto para 2025.

Imirante.com

Atualizada em 02/05/2023 às 23h38
Eneva opera atualmente 10 campos de gás natural na Bacia do Parnaíba, no Maranhão (Divulgação)
Eneva opera atualmente 10 campos de gás natural na Bacia do Parnaíba, no Maranhão (Divulgação)

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta sexta-feira (5), o plano de desenvolvimento do campo de Gavião Belo, localizado na Bacia do Parnaíba, no Maranhão. Arrematado pela Eneva no 1º Ciclo da Oferta Permanente, a produção do ativo está prevista para ser iniciada em junho de 2025.

O plano de desenvolvimento consiste na perfuração e completação de sete poços produtores, construção de estação de produção, instalação de sistema de compressão de gás e construção de um gasoduto de 120 km interligando o campo à unidade de tratamento de gás (UTG). De 2021 a 2025, serão mobilizados R$ 543,8 milhões em investimentos.

A produção acumulada resultante é de 5,8 bilhões m³ de gás natural não associado, com fator de recuperação final de 85,7%. Dos sete poços previstos, cinco já foram perfurados pela Eneva. A produção será encerrada até 2036, segundo a empresa.

A Eneva opera atualmente 10 campos de gás natural na Bacia do Parnaíba (MA), sendo que destes estão em produção Gavião Real, Gavião Vermelho, Gavião Branco, Gavião Caboclo e Gavião Azul; e em desenvolvimento, Gavião Preto, Gavião Branco Norte, Gavião Tesoura, Gavião Carijó e Gavião Belo. 

Café da manhã

Dirigentes de entidades empresariais maranhenses participaram de café da manhã oferecido pela vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda.

Na oportunidade, as entidades empresariais reforçaram a importância do estreitamento de laços com a Prefeitura de São Luís e suas secretarias para que, juntos, avancem em ações para concretizar uma agenda positiva de trabalho e de parcerias, que ajudem a capital maranhense a crescer ainda mais, gerando oportunidades e dinamismo à economia local.

Participaram do encontro, o presidente da Fecomércio/MA Maurício Feijó e os vice-presidentes Manoel Barbosa e Antonio Freitas; presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MA, Celso Gonçalo

Pecuária em movimento

Este mês de agosto será bastante movimentando para a pecuária maranhense, com a realização de eventos como o Dia de Campo, na Fazenda Abundância, em Bacabal, e a 2ª Feira de Genética Igarapé Agropecuária, em Igarapé Grande.

Neste sábado, 6, ocorre o Dia de Campo na Fazenda Abundância, com apresentação de animais pela CIA de Melhoramento, além da realização do Shopping de Touros e Novilhas Precoces.  O pecuarista Ivaldeci Mendonça (Fazenda Valor), é presença confirmada.  

Já a 2ª Feira de Genética da Igarapé Agropecuária, que acontece de 12 a 14 de agosto, em Igarapé Grande, ofertar á o melhor da raça nelore.

29 anos da FCDL/MA

Socorro Noronha é a atual presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (Divulgação)
Socorro Noronha é a atual presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (Divulgação)

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL/MA) completou em 30 de julho, 29 anos de criação. A entidade, nesse período, teve como presidentes Afonso Manoel Borges Ferreira (1993-1995), Carlos Tadeu Pinheiro Gaspar (1995-1997), Genival Caetano de Aquino (1997-2001), Oswaldo dos Santos Marinho (2001-2005), Alberto Nogueira da Cruz (2005 A 2014) e atualmente Socorro Noronha. 

Federada à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a FCDL/MA tem como propósito defender os interesses do comércio lojista, prestando assistência, suporte e orientação às Câmaras de Dirigentes Lojistas no estado e as representando oficialmente.

Sistema fotovoltaico

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) está investindo R$ 3,1 milhões na implantação de um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFRC), que capta energia solar e gera energia elétrica. Com isso, a partir de novembro, o Poder Legislativo passará a consumir energia solar, reduzindo em 42% seu custo mensal, além de evitar a emissão de 544 mil kg, por ano, de gás carbônico (CO2).

Segundo a Alema, o sistema tem capacidade para produzir 800 KWp (Quilowats picos) de energia. Serão utilizados 1.204 módulos, comumente denominados de placas fotovoltaicas, sendo que já estão concluídos 50% da instalação.

VAREJO

Reajuste de energia 

O consumidor maranhense deve receber até o fim deste mês o anúncio de reajuste na conta de luz. É que nesse período, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresenta a Revisão Tarifária Periódica da Equatorial Energia. Ano passado, houve aumento de 1,69% para os consumidores residenciais. A concessionária atende cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios do estado. 

25ª edição do Emad

O Conselho Regional de Administração do Maranhão (CRA/MA) confirma para o período de 15 a 17 de setembro, de forma online, a realização da 25ª edição do Encontro Maranhense de Administração (Emad). Este ano, o tema do evento é “Campos de atuação e Cases de sucesso em Administração no atual cenário”. 

XII COMARH

Também em setembro, dias 14 e 15, será realizado na capital maranhense o XII COMARH – Congresso Maranhense de Recursos Humanos, maior evento na área de gestão de pessoas no estado. Com o tema “Conectar pessoas e ampliar, horizontes”, o COMARH reunirá, no Multicenter Negócios e Eventos, diretores, gerentes, líderes, fornecedores, influenciadores e gestores de recursos humanos de empresas públicas e privadas.

Vagas no Turismo 

O setor de Serviços tem se destacado na geração de emprego com carteira assinada este ano. E um dos subsetores que está apresentando bom desempenho é o turismo, que somente em junho criou 277.944 postos de trabalho, principalmente os segmentos de alojamento e alimentação, transporte aéreo e agências de viagens. De cada 10 novas vagas formais no período, três foram no setor de turismo, totalizando 97,7 mil novos postos. 

Micro e pequenas empresas

Falando ainda em postos de trabalho, as micro e pequenas empresas seguem sustentando a geração de novas vagas no Brasil. Uma análise do Sebrae, feita a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que no primeiro semestre deste ano as MPEs foram responsáveis por 961,9 mil vagas de emprego (72,1% do total), enquanto as médias e grandes responderam por pouco mais de 279,8 mil (21%).

Benefício Taxista

Até o dia 2 de agosto, somente 56 municípios maranhenses haviam enviado informações referentes aos motoristas de táxi em situação regular que podem ser elegíveis a receber as duas parcelas de recursos financeiros (referentes aos meses de julho e agosto) no dia 16 de agosto, do benefício emergencial. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.