(Divulgação)

COLUNA

Estado Econômico
Economia e empreendedorismo no Maranhão e no Brasil.
ESTADO ECONÔMICO

Quase 21 mil empregos com carteira assinada são criados no Maranhão

O setor de Serviços é o grande destaque no primeiro semestre, com a geração de 13.800 vagas formais.

Imirante.com

Atualizada em 02/05/2023 às 23h38
Em todos os meses deste ano, o saldo de empregos com carteira assinada tem registro positivo no estado (Divulgação)
Em todos os meses deste ano, o saldo de empregos com carteira assinada tem registro positivo no estado (Divulgação)

SÃO LUÍS - Dados do novo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados revelam que o primeiro semestre de 2022 foi positivo para o mercado de trabalho maranhense, com a criação de 20.895 empregos com carteira assinada (postos formais), aumento de 3,98% e terceiro maior saldo na região Nordeste. Somente em junho, foram criadas 6.626 vagas. 

Os números mostram ainda que o grande destaque no período foi o setor de Serviços, que gerou 13.800 vagas formais (66%), seguido do Comércio, com 2.606 postos de trabalho. Agropecuária e Indústria também apresentaram saldo positivo, com a criação de 2.490 vagas e 2.484 vagas, respectivamente. 

O único setor acompanhado pelo Caged que não fechou o semestre com dados positivos foi a Construção civil, que perdeu 485 postos no período.

 
 

Os 20.895 empregos com carteira assinada criados de janeiro a junho deste ano foram ocupados por 12.150 homens e 8.745 mulheres.

As maiores oportunidades foram para trabalhadores de 18 a 24 anos, com a criação de 11.128 vagas. Em relação ao grau de instrução, pessoas com o ensino médio ocuparam 15.578 vagas, enquanto trabalhadores com curso superior tiveram 3.171 postos ofertados. 

O resultado confirma a retomada do mercado de trabalho no estado, que foi bastante afetado nos últimos dois anos pela pandemia da Covid-19. Em todos os meses deste ano, o saldo foi positivo. 

Atendimento ao cliente

Para ajudar a construir as estratégias certas que compõem o atendimento ideal nas empresas, o Sebrae promove em Imperatriz mais uma turma do curso de Atendimento ao Cliente.

Os participantes vão identificar o perfil dos vários tipos de clientes e a diferença entre tratar e atender bem, além de outros fatores que interferem diretamente na satisfação do público alvo de sua empresa.

As inscrições podem ser realizadas na sede regional do Sebrae em Imperatriz ou na Loja Virtual no endereço: ma.lojavirtualsebrae.com.br. 

Reunião nacional

O panorama do setor de combustíveis e o preço da energia elétrica foram pauta da reunião nacional do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da CNI, da qual participaram, conjuntamente, os membros do Conselho de Infraestrutura da Fiema, presidido pelo 2º tesoureiro da Federação, João Batista Rodrigues.

A reunião nacional foi realizada em formato híbrido, em Brasília, e teve como relatores especialistas da UFRJ, Abrace, PUC-MG, FDC e da própria CNI, debatendo os assuntos com os conselheiros.

Na Fiema, participaram representantes da Gasmar, Uema, do Imesc, Iema e Sebrae, além do 1º secretário da Fiema, Pedro Robson Holanda, e do presidente do Sindicor, Flávio Lima.

“Paixão, força e coragem”

Clóvis Tramontina é diretor do Conselho de Administração da Tramontina (Divulgação)
Clóvis Tramontina é diretor do Conselho de Administração da Tramontina (Divulgação)

O diretor do Conselho de Administração da Tramontina, empresário Clóvis Tramontina, que atualmente tem se dedicado a “formar líderes”, e inspirando pessoas por meio de palestras, em divulgação ao seu livro autobibliográfico, estará em Imperatriz dia 8 de setembro, a convite da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e Sindicato do Comércio Varejista (Sindicom). 

Clóvis Tramontina ministrará palestra sob o tema “Paixão, força e coragem”, e que também intitula o livro autobiográfico, que conta um pouco da trajetória de vida do executivo, que conseguiu reinventar os negócios, enquanto convivia com a esclerose múltipla. 

O evento está sendo realizado em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Imperatriz (APAE), cuja arrecadação será revertida em doação para a instituição.

Reunião com candidato

A Fecomércio-MA recebeu a visita do pré-candidato ao Governo do Estado, Lahésio Bonfim (PSC), em encontro de empresários.

Durante a reunião, Lahésio dialogou com a diretoria da Fecomércio/MA, dirigentes sindicais, entidades empresariais e gestores do legislativo visando o debate de pautas para o fortalecimento do comércio e setores produtivos do estado.

Na ocasião, o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó e lideranças presentes também demandaram suas reivindicações ao pré-candidato, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios no Maranhão.

VAREJO

Golpes em aplicativos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para golpes em aplicativos de mensagens, uma vez que com a crescente digitalização da sociedade, os  criminosos estão aproveitando o maior tempo online das pessoas e o aumento das transações digitais para aplicar esse tipo de ação. Entre as tentativas de fraudes usadas por bandidos e que podem trazem muita dor de cabeça para o consumidor estão os golpes que envolvem aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

Inflação da indústria

Os preços no setor industrial em junho tiveram alta de 1% em relação a maio, desacelerando em relação aos 1,81% na passagem de abril para maio. No acumulado do ano, o indicador atingiu 10,12%, a segunda maior taxa para o mês de junho da série histórica. No acumulado em 12 meses, alta foi de 18,78%. Os dados, divulgados pelo IBGE, são do Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete.  

Junior Achievement

A Associação Junior Achievement Maranhão – Organização Não-Governamental que busca estimular o empreendedorismo entre jovens por meio de ações em escolas públicas e privadas – deu início à programação alusiva aos 18 anos da entidade no estado, com a realização de uma live com ex-integrantes do projeto. O ponto alto das comemorações será o evento marcado para o dia 16 de agosto, quando serão prestadas homenagens aos apoiadores da Junior Achievement no estado.

Open de Robótica

Os alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi) em São Luís, que compõe a equipe de robótica Phoenix Robot, estão em contagem regressiva para representarem o Maranhão na etapa internacional de robótica FIRST® LEGO® League International Open Brazil, powered by Sesi, no Rio de Janeiro, de 5 a 7 de agosto.  

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.