Eleições 2022

Eliziane pode compor chapa presidencial com Simone Tebet

Senadora maranhense já foi procurada por articuladores do MDB para discutir a possibilidade de composição da chapa.

Ipolítica

Simone Tebet e Eliziane Gama têm bom relacionamento no Senado
Simone Tebet e Eliziane Gama têm bom relacionamento no Senado (Agência Senado)

SÃO LUÍS - A senadora Eliziane Gama (Cidadania) pode compor a chapa da pré-candidata a presidente da República, Simone Tebet (MDB).

Simone defendia o nome do senador Tasso Jereissati (PSDB), considerado o principal articulador de sua candidatura, mas há discussão sobre a composição de uma chapa completamente feminina para a disputa do pleito. 

Se consolidada, a chapa seria a primeira da história do país a ser composta por mulheres de partidos que têm representação no Congresso Nacional.

O nome de Eliziane Gama também não representaria um rompimento no acordo entre o MDB e o PSDB, uma vez que o Cidadania e os tucanos compõem uma mesma federação.

Por ser nordestina e evangélica, Eliziane Gama tem sido destacada como um nome de peso para ocupar a condição de candidata a vice de Simone. 

Até o momento, a disputa presidencial está mais equilibrada entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT). O Objetivo do MDB é fazer com Simone seja reconhecida pelo eleitor como a terceira via.

Saiba Mais

Se confirmada a indicação, a senadora seria a segunda mulher oficializada vice-presidente na eleição deste ano. Vera Lúcia (PSTU) indicou a também maranhense Kunã Yporã, indígena conhecida como Raquel Tremembé, como companheira de chapa. Lula, Bolsonaro e Luiz Felipe D’Ávila escolheram homens para o posto – Geraldo Alckmin (PSB), Walter Braga Netto (PL) e Tiago Mitraud (Novo), respectivamente.

Além de Tebet, Ciro Gomes (PDT), Luciano Bivar (União Brasil), e Pablo Marçal (Pros) ainda não escolheram seus companheiros de chapa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.