(Divulgação)

COLUNA

Estado Econômico
Economia e empreendedorismo no Maranhão e no Brasil.
ESTADO ECONÔMICO

Câmara de São Luís presta dupla homenagem pelos 50 anos do Sebrae

Legislativo municipal reconhece a importância da instituição no estímulo ao empreendedorismo.

Imirante.com

Atualizada em 02/05/2023 às 23h38
Sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Luís em homenagem ao Sebrae Maranhão (Divulgação)
Sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Luís em homenagem ao Sebrae Maranhão (Divulgação)

Sessão solene e moção de aplauso, propostas pelos vereadores Karla Sarney e Dr. Gutemberg, respectivamente, levaram à Câmara Municipal de São Luís representantes de entidades empresariais, governos estadual e municipal, instituições financeiras e colaboradores do Sebrae para mais um momento de homenagem e reconhecimento da importância da instituição, que celebra 50 anos de fundação. 

Durante a homenagem realizada pela Câmara, no Plenário Simão Estácio da Silveira, foram destacados a relevância dos serviços prestados pelo Sebrae, a parceria pelo desenvolvimento do Maranhão, a liderança no apoio aos pequenos negócios e o estímulo ao empreendedorismo. 

Além dos dois propositores, prestigiaram a solenidade o corpo executivo do Sebrae (Rachel Jordão, diretora de Administração e Finanças e superintendente em exercício; e o diretor Técnico, Mauro Borralho), além do vereador Marlon Garcia. Também presentes, a vice-prefeita, Esmênia Miranda, secretários municipais, representantes e titulares de instituições componentes do Conselho Deliberativo do Sebrae.

O legislativo estadual também homenageou o Sebrae, numa sessão solene realizada na Assembleia, também este mês, proposta pelo deputado Ariston Ribeiro (Avante/MA), na qual ressaltou como fundamental para o Brasil e o Maranhão, a trajetória de 50 anos da instituição, pelo apoio e valorização dos pequenos negócios e do empreendedor.

Fórum da Mulher Empresária

A advogada, apresentadora e escritora Gabriela Prioli é presença confirmada no XX Fórum da Mulher Empresária, maior evento de empreendedorismo feminino em 2022, que será realizado dia 28 de setembro. 

A mulher como protagonista do futuro é a temática do Fórum, tendo em vista que a cada dia, conquistam mais espaços e se posicionam, empreendem e ajudam a construir um mundo com mais equilíbrio e justiça social.

Para garantir seu passaporte ao Fórum, basta acessar: 
https://www.sympla.com.br/evento/xx-forum-da-mulher-empresaria/1601244.

Cooperação técnico-científica

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) alinham cooperação técnico-científica visando a oferta de produtos e serviços nas áreas de inovação e educação tecnológica industrial que vai ofertar bolsas de iniciação científica para os alunos do Senai desenvolverem pesquisas aplicadas.

A parceria interinstitucional estabelecerá ainda o aproveitamento de todo o potencial das duas instituições como estímulo ao desenvolvimento de uma agenda estratégica comum no campo da inovação científica e tecnológica.

Encontro institucional

Presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, recebeu o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Barroso (Divulgação)
Presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, recebeu o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Barroso (Divulgação)

O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, recebeu o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Barroso, em encontro para tratar das ações da programação do aniversário da ACM, que ocorrerá durante o mês de agosto.

A reunião realizada com a presença dos vice-presidentes da Fecomércio, Manoel Barbosa e Antonio Freitas; do superintendente Max de Medeiros; do Diretor Regional do Senac, José Ahirton; e vice-presidente da ACM Fernando Dualibe, também tratou de outras pautas para o desenvolvimento do comércio local.

Diagnóstico municipal

As prefeituras maranhenses têm até o dia 30 deste mês para enviar os dados para o Diagnóstico Nacional de Controle Interno dos municípios brasileiros. Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) até agora a participação tem sido bem abaixo do esperado.

O diagnóstico, que é uma iniciativa do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com o Banco Mundial e apoio da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), visa avaliar as estruturas de controle interno dos municípios do país. 

Apoiador da iniciativa, o TCE-MA está fazendo um alerta aos prefeitos, considerando que os municípios serão os principais beneficiados pelas ações decorrentes do diagnóstico, tendo a oportunidade de nivelar seus controles internos em um padrão bastante elevado.

VAREJO

Construção civil

O trabalho realizado pelas empresas de construção civil e o alinhamento de estratégias para desburocratizar processos e dar celeridade às demandas do setor foram tema de visita do presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz e da vice-presidente de Meio Ambiente do Sinduscon-MA, Geize Soares, à secretária de Meio Ambiente de São Luís, Raysa Queiroz. Também presentes Fernando Duailibe (Construtora Escudo), Anselmo Lobo (Engeplan), Wellington Sousa (Canopus) e Bruna Couto (MRV).

Circuito de Treinamento Agro

Sistema Faema/Senar e o Banco do Brasil promovem o primeiro Circuito de Treinamento Agro, uma série de eventos para tratar de temas como assuntos técnicos, gerenciais e de crédito rural com o intuito de capacitar produtores rurais, em Balsas. O evento será realizado dia 29 deste mês, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas (Sindibalsas. A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar também será apresentada aos participantes. 

Lojas abertas em Imperatriz

Assim como na Região Metropolitana de São Luís, em Imperatriz o comércio também poderá funcionar no Feriado Estadual de 28 de julho (Adesão do Maranhão à Independência), conforme previsto no Terceiro Aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), 2021/2022, do Sindicato do Comércio (Sindicom). É mais um dia em que o setor busca recuperar as vendas, muito prejudicadas nos últimos dois anos, devido à pandemia. 

Parcerias 

No intuito de promover o desenvolvimento sustentável, fazendo com que o agronegócio interaja ainda mais com a inclusão social, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen) tem firmado parcerias com Corpo Bombeiros, Policia Militar, IDERB, Associação dos Produtores Serra do Penitente e Plataforma Feminina AMAO. A parceria é voltada para a implantação de projetos que visam o controle das queimadas, segurança e o sistema cooperativista, por meio de campos experimentais nas comunidades São Pedro, Gado Brejinho e Catitu, localizadas na Serra do Penitente.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.