(Divulgação)

COLUNA

Estado Econômico
Economia e empreendedorismo no Maranhão e no Brasil.
ESTADO ECONÔMICO

Presidente da Fecomércio-MA cumpre agenda institucional em Brasília

Maurício Aragão Feijó participou de encontro de lançamento da Agenda Institucional do Sistema Comércio.

Imirante.com

Atualizada em 02/05/2023 às 23h38
Maurício Feijó participou ainda da reunião de Diretoria da Confederação Nacional do Comércio (Divulgação)
Maurício Feijó participou ainda da reunião de Diretoria da Confederação Nacional do Comércio (Divulgação)

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Maurício Aragão Feijó, participou nos dias 22 e 23 de junho, em Brasília-DF, do encontro de lançamento da Agenda Institucional do Sistema Comércio – Propostas e Recomendações de Políticas Públicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Na ocasião, o documento com sugestões prioritárias para o desenvolvimento do setor terciário e do país, foi entregue em mãos pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, ao presidente da República, Jair Bolsonaro e para a pré-candidata à presidência do Brasil, a senadora Simone Tebet.

O encontro reuniu presidentes das Federações do Comércio, Federações Nacionais, Sesc, Senac, lideranças sindicais e empresariais de todo o Brasil e figuras relevantes do cenário político nacional para dialogar sobre os anseios do comércio de bens, serviços e turismo. 

A iniciativa foi liderada pela CNC, representante máxima dos setores no Brasil, que agrupa mais de mil sindicatos de diversos segmentos, representando cerca de 5 milhões de empresas que geram 25 milhões de empregos diretos e formais no país.

Concluindo agenda em Brasília-DF, o presidente da Federação do Comércio do Maranhão, Maurício Feijó, participou da reunião de Diretoria da Confederação Nacional do Comércio, realizada na quinta-feira (23). Na oportunidade, o presidente apresentou vídeo institucional e agradeceu a presença dos diretores da CNC que participaram da Solenidade de Posse da Diretoria eleita da Fecomércio-MA. 

Expoimp 2022

Contagem regressiva para a Expoimp 2022, que será realizada de 2 a 10 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, nas margens da BR-010, em Imperatriz.. A expectativa é de que sejam fechados mais de R$ 60 milhões com as linhas de crédito disponibilizadas pelos bancos durante a exposição.

Promovida pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), a 52ª edição da Expoimp deve reunir mais de 5 mil animais. São em torno de 600 contratações temporárias, com destaque para a geração de emprego e renda no parque. A expectativa é que 220 mil pessoas visitem o espaço nos período do evento, que tem cerca de 400 expositores já confirmados.

Voo para Barreirinhas

A partir do dia 5 de setembro, a Azul Linhas Aéreas iniciará a primeira rota comercial a explorar as potencialidades da Rota das Emoções, por meio do Aeroporto Regional de Barreirinhas.

O voo da Azul Linhas Aéreas partirá de Aracati, no Ceará, às 8h, com destino a Fortaleza; da capital cearense, o voo decola para Jericoacoara; a parada seguinte será em Parnaíba, já no Piauí e, de lá, o voo segue para Barreirinhas, a terceira base de operações da Azul. A última parada será em São Luís. Toda a rota será realizada a bordo da aeronave Cessna Grand Caravan.

Usina Termelétrica Parnaíba V

Usina Termelétrica Parnaíba V tem capacidade de 385 megawatts e faz parte do chamado Complexo Parnaíba (Divulgação)
Usina Termelétrica Parnaíba V tem capacidade de 385 megawatts e faz parte do chamado Complexo Parnaíba (Divulgação)

A Agência Nacional de Energia Elétcia (Aneel) autorizou o início de testes, a partir desta sexta-feira (24), da Usina Termelétrica (UTE) Parnaíba V, localizada no Município de Santo Antônio dos Lopes, Maranhão.

A termelétrica tem capacidade de 385 megawatts (MW) e faz parte do chamado Complexo Parnaíba, que tem 1.900 MW de capacidade instalada, e utiliza gás natural produzido nas proximidades do complexo termelétrico. No pico das obras da usina foram gerados cerca de 2 mil empregos diretos.

A entrada em operação da UTE Parnaíba V representa o fechamento do ciclo de operação da UTE Parnaíba I.

Exportações de milho

A VLI iniciou o transporte da segunda safra de milho. As primeiras composições carregadas com o grão já estão saindo do Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), no Tocantins. As cargas são transportadas por meio da Ferrovia Norte-Sul, no Arco Norte, e exportadas para Ásia e Europa via Terminal Portuário de São Luís (TPSL).

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa para produção de milho nesta segunda safra é de 90 milhões de toneladas, ante 57,1 milhões no mesmo período em 2021 – considerando a produção da região do Matopiba.

Renegociação de dívidas

Donos de pequenos negócios que tomaram empréstimos com garantia do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) e se encontram com parcelas em atraso, em especial as das operações de crédito contratadas no período da pandemia, têm até o dia 30 deste mês para participar da Campanha Nacional de Renegociação de Dívidas do Sebrae, que oportuniza condições especiais para quitar dívidas atrasadas com os bancos.

A proposta é oferecer melhores condições aos micro e pequenos negócios para que consigam normalizar os fluxos de pagamento e, assim, se desenvolverem. O Sebrae vai prover orientação financeira àqueles que queiram readequar seu fluxo de caixa às nova condições do empréstimo.

VAREJO

Precariedade da BR 135

A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) participou de visita técnica e mesa redonda sobre a precariedade da BR 135, única via de acesso por terra à capital maranhense e para a indústria local, e cujos problemas encontrados em sua infraestrutura, causam lentidão no fluxo do tráfego e aumentam os custos logísticos. A comitiva realizou verificações in loco na BR 135, em trechos específicos como a Ponte do Estreito dos Mosquitos, Bacabeira, final da duplicação concluída, saída de Santa Rita, Entroncamento, Capinzal do Norte, próximo à entrada da Ursina termoelétrica em Santo Antônio dos Lopes, Dom Pedro e Presidente Dutra, onde aconteceu a mesa redonda.

Busca por crédito

Em maio de 2022, comparado ao mesmo mês do ano passado, a busca das empresas por crédito registrou um crescimento de 8,7%, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. E foram as micro e pequenas empresas (MPEs) que impulsionaram o aumento: enquanto a procura por elas cresceu 9,2% em relação ao mesmo período de 2021, os negócios de médio porte registraram uma queda de 6,3% no índice, seguidos pelas grandes companhias, com 2,9% de retração. 

Seminário sobre o Procem

O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF), gerenciado pela Fiema, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) promoveu seminário de sensibilização do Programa de Certificação de Empresas (Procem). O objetivo foi proporcionar um espaço de participação, diálogo e de demonstração das etapas do processo de certificação e esclarecimento dos benefícios para os negócios das empresas interessadas. 

Concurso público TRT/MA

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) autorizou a realização de concurso público para o quadro de servidores do Tribunal. A previsão é que o concurso seja realizado ainda este ano, com o preenchimento, no exercício de 2022, de oito cargos vagos, dos quais quatro de analista judiciário e quatro de técnico judiciário.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.