(Divulgação)

COLUNA

Estado Econômico
Economia e empreendedorismo no Maranhão e no Brasil.
ESTADO ECONÔMICO

Integração e desenvolvimento do Corredor Centro-Norte é tema de debate na Fiema

Em discussão, propostas e soluções para o aperfeiçoamento de logística integrada para gerar maior competitividade na região.

Imirante.com

Atualizada em 02/05/2023 às 23h38
Representantes da Fiema, Adecon, Antaq, Emap e Governo do Estado na abertura do encontro (Divulgação)
Representantes da Fiema, Adecon, Antaq, Emap e Governo do Estado na abertura do encontro (Divulgação)

Especialistas em logística ferroviária, portuária, rodoviária e hidroviária participaram do XXXIV Encontro do Corredor Centro-Norte, que aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), com a finalidade de debater propostas e soluções para o aperfeiçoamento da logística integrada, reduzir fretes e gerar maior competitividade na região Centro-Norte do país. 

O encontro, aberto pelo vice-presidente executivo da Fiema, Celso Gonçalo, e que teve como tema central “Integração e Desenvolvimento do Corredor Centro-Norte”, foi promovido pela Federação, em parceria com Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon) e o Porto do Itaqui. 

O presidente da Adecon, Roland Klein, destacou a proposta do encontro de “trazer representantes da cadeia produtiva do agronegócio para discutir e levantar os desafios do transporte de mercadorias na região e conhecer o complexo logístico compreendido pelo Porto do Itaqui e pelas ferrovias Norte-Sul e Carajás”.

Já o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Jailson Luz, considera que o evento revela o potencial do Maranhão, do Porto do Itaqui, e, principalmente, das suas conexões com as Ferrovias Norte-Sul e Carajás.

“Nós estamos com a previsão de investimento próprio e dos arrendatários da poligonal, de aproximadamente R$ 6,3 bilhões para os próximos cinco anos. Então, queremos mostrar para o empresariado local e nacional, que temos um grande potencial para ser investido, demostrando que temos a capacidade de fazer o recebimento e o escoamento de toda a produção da região”, ressaltou.

 Também presente, o gerente de Outorgas de Autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Queiroz, assinalou que os corredores servem como instrumentos de acessibilidade territorial. “Ao criarmos condições de escoamento com um fluxo de uma região produtora, também geramos fluxos na sua área de influência, permitindo que regiões anteriormente não atendidas, passem a ser atendidas pelos modais de transporte. Entendo que esses movimentos têm um objetivo único de aumentar o fluxo de carga nacional na região e diminuir o que nós chamamos de impedância, os entraves logísticos, para todos”, concluiu.

Posse na Fecomércio I

A posse do novo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), o empresário Maurício Aragão Feijó, foi o grande destaque da semana, ao reunir representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de dirigentes de entidades de classe.

A presença maciça de autoridades e convidados na solenidade de posse é uma demonstração da força e importância do Sistema Fecomércio - que reúne as atividades de comércio, serviços e turismo – para a economia maranhense. 

Nova diretoria da Fecomércio/MA, sob o comando do empresário Maurício Feijó, é empossada (Divulgação)
Nova diretoria da Fecomércio/MA, sob o comando do empresário Maurício Feijó, é empossada (Divulgação)

Posse na Fecomércio II

O vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Valdeci Cavalcante, chamou a atenção dos convidados na solenidade de posse de Maurício Aragão Feijó na Fecomércio. Em seu discurso, deu uma aula de história e de conhecimento sobre as relações trabalhistas, principalmente desde o governo Getúlio Vargas.

Ele engrandeceu o relevante papel do empresariado brasileiro, desde os idos de 1946, quando da criação do Sesc e do Senac,  instituições que são braços sociais do Sistema Comércio, e que até hoje dão enorme contribuição ao país, na qualificação profissional e em ações socioeducativas. 

Inspeção em cartórios

A conformidade e a qualidade dos serviços prestados pelos cartórios à população das comarcas, conforme as determinações previstas nas normas legais estão sendo avaliados pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão. A mais recente inspeção ocorreu na Região do Pindaré, no Oeste maranhense.

Na semana, foram visitados os cartórios do 1º e 2º Ofício da Comarca de Vitorino Freire e Altamira do Maranhão e também em Brejo de Areia, onde foram realizadas verificação das condições do atendimento ao público, estrutura e acessibilidade do prédio; do funcionamento dos sistemas informatizados e cumprimento das ordens judiciais, expedição de recibos; lançamento dos atos no sistema informatizado e manutenção de livros obrigatórios, entre outras situações. 

Ação de fiscalização

O Conselho Regional de Administração (CRA/MA) está desenvolvendo ações de fiscalização em empresa privadas. Desde o dia 30 de maio, o trabalho está acontecendo na cidade de Imperatriz, com a presença do administrador fiscal Gabriel Medeiros.

Segundo o CRA/MA, as ações de fiscalização englobam atividades de verificação dos CNAES referentes às atividades privativas da administração, além de notificação, com orientação para aquelas empresas que desenvolvem estes serviços, mas não possuem registro legal para tal atividade.

Estão obrigadas ao registro todas as empresas, entidades e escritórios técnicos que explorem, ou se dispõem a explorar, atividades nas áreas privativas do administrador.

VAREJO

Dia dos Namorados

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) aponta que as lojas de shoppings são a referência para 81,4% do público, em locais para aquisição de presentes relativos ao Dia dos Namorados. Esse patamar na preferência dos shoppings para as compras da data comemorativa é o maior apontado dos últimos quatro levantamentos. 

Concessionária em SL

A Case Construction Equipment, marca da CNH Industrial, inaugurou oficialmente sua concessionária em São Luís. A marca é representada pelo Grupo Fornecedora no estado desde o ano passado. Com mais de 67 anos de história, o grupo também representa a Case nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba. 

Contabilidade partidária

Nos dias 8 e 9 de junho, profissionais de diversas áreas terão à disposição uma programação rica em palestras sobre a contabilidade partidária e as novidades das prestações de contas eleitorais e outros assuntos relacionados ao tema. O evento ocorre de forma presencial, na sede do CFC, em Brasília (DF), mas pode ser acompanhado de forma on-line, pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo canal do CFC no YouTube.

Ações da Eletrobras

Investidores pessoas físicas poderão utilizar parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de ações da empresa Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras) por meio do Fundo Mútuo de Privatização (FMP), gerido pelo Banco do Nordeste (BNB). A adesão pode ser feita até 12 horas do dia 8 de junho por meio do aplicativo FGTS.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.