Eleições 2022

Othelino Neto deixa o Maranhão para não ter que assumir o governo

Presidente da Assembleia fica inelegível se assumir o Executivo.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 31/05/2022 às 06h37
Othelino ficaria inelegível caso assumisse o governo
Othelino ficaria inelegível caso assumisse o governo ((Foto: Divulgação / Agência Assembleia))

SÃO LUÍS - O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), já está fora do estado para não correr o risco de assumir o comando do Executivo em caso de licença do governador Carlos Brandão (PSB).

O socialista está em São Paulo, onde submeteu-se a uma cirurgia na semana passada, e deve ser obrigado a tirar uma licença médica para continuar a recuperação.

Oficialmente, ele pode permanecer fora do Maranhão por até 15 dias sem necessidade de licença formal. O prazo expira na quarta-feira (1º).

Se for obrigado a licenciar-se, Othelino assumiria o cargo automaticamente - a menos que estivesse também licenciado do cargo de presidente da Assembleia, ou fora do estado.

Para evitar o risco, já que se tornaria inelegível para o cargo de deputado, ele preferiu deixar o Maranhão, segundo informou pessoalmente ao Imirante.

Nesse caso, se ocorrer a licença de Brandão, quem assumirá será o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.