Investigação

CPI dos Transportes concluiu relatório que será votado na próxima semana

Relatório preliminar foi concluindo; documento foi dividido em 17 itens e outros 15 subitens. Além disso, o processo inteiro tem mais de 1,5 mil laudas, divididas em mais de 5 volumes.

Ipolítica com informações da assessoria

Membros da CPI voltarão a se reunir na próxima semana para votar o relatório da investigação
Membros da CPI voltarão a se reunir na próxima semana para votar o relatório da investigação (Fabrício Cunha)

SÃO LUÍS - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes, que acontece na Câmara Municipal de São Luís, começou a analisar o seu relatório final da investigação. A reunião ocorreu quarta-feira, 25. 

O relator da CPI, vereador Álvaro Pires (PMN), já distribuiu as cópias do documento preliminar aos demais membros da comissão. Com isso, o relatório deverá ser votado em nova reunião, já agendada para a próxima terça-feira,31. 

O documento, com 143 páginas, representa a conclusão de mais de seis meses de investigações. Entre os objetivos dos trabalhos está o de averiguar e avaliar nas planilhas de custo e o funcionamento do sistema de transporte coletivo que atua na capital com a finalidade de buscar uma solução para a crise que afeta o serviço e prejudica os usuários de transporte público da capital.

Relatório

Durante o encontro, o relator explicou toda a estrutura do documento. De acordo com Álvaro Pires, o relatório foi dividido em 17 itens e outros 15 subitens. Além disso, o processo inteiro tem mais de 1,5 mil laudas, divididas em mais de 5 volumes, incluindo diversas mídias digitais em pendrive, que forneceram importantes subsídios para as investigações. 

“Nestes seis meses de atuação, os integrantes da comissão realizaram diligências, oitivas, visitas técnicas e análise de documentos com muita seriedade, ética e comprometimento, a fim de entregar um trabalho de excelência à população e aos órgãos competentes. Hoje, entretanto, apresentamos uma minuta do relatório aos vereadores que fazem parte da CPI. Agora, de posse do documento, cada um dos cinco integrantes do colegiado deve analisar o conteúdo para que possamos votar em nossa próxima reunião”, explicou o relator. 

O presidente da CPI, vereador Chico Carvalho (União Brasil) expôs a honra em fazer parte da comissão, agradeceu o auxílio de todos os envolvidos e reiterou a dedicação de todos os integrantes em prol da população ludovicense. O parlamentar também detalhou o cronograma de trabalho e afirmou que a CPI deve encerrar dia 16 do mês que vem, logo após uma audiência pública que será realizada no próximo dia 9 de junho, visando discutir o modelo, as diretrizes e a gestão do sistema. 

“Nós recebemos do relator [Álvaro Pires] um relatório preliminar e voltamos a nos reunir no próximo dia 31 para que a gente possa avaliar esse documento. Em seguida, iremos realizar uma audiência pública, que já está agendada para o dia 9 de junho, visando ouvir a população”, disse. 

Chico Carvalho destacou ainda que, a partir de agora, o relatório final da CPI, se aprovado pela maioria dos integrantes da comissão, será encaminhado à Mesa da Câmara, para publicação, e a todos os órgãos citados aos quais foram feitas recomendações, para as devidas providências. O principal desses órgãos é o próprio Ministério Público, que, baseado nas informações apontadas pelo documento, pode decidir inclusive pelo desdobramento das investigações em outras instâncias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.