Quinta Geração

Senador diz que trabalha para agilizar chegada de 5G em São Luís

Legislação municipal que prepara a capital para o 5G foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Eduardo Braide na semana passada.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Atualizada em 23/05/2022 às 09h43
Internet no Brasil vai passar a ser com velocidade 5G
Internet no Brasil vai passar a ser com velocidade 5G (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

SÃO LUÍS - O senador Roberto Rocha (PTB) afirmou que tem trabalhado junto ao Ministério das Comunicações para conseguir levar para a capital maranhense a tecnologia de uma internet móvel mais rápida.

Isso acontece depois de o prefeito Eduardo Braide (sem partido) ter sancionado a lei municipal 6.985/2022, que adequou a legislação local à Lei Geral de Antenas (lei n.º 13.116/2015), possibilitando que a cidade possa receber as novas infraestruturas necessárias para a instalação do 5G. 

Todas as capitais do país precisavam atualizar as suas leis municipais até o dia 31 de julho para receber a nova tecnologia. 

Roberto Rocha afirmou que agora é intensificar o trabalho em Brasília para que a internet 5G chegue em menor espaço de tempo à capital. 

Leia também: Braide anuncia lei que prepara São Luís para o 5G

“Nós conseguimos que a Câmara Municipal de São Luís, em tempo recorde, aprovasse a lei que prepara o município de São Luís a receber essa tecnologia. Internet de qualidade. Essa lei já foi aprovada e sancionada pelo prefeito Eduardo Braide, mas, agora, junto ao Ministério das Comunicações, estamos trabalhando para levar para São Luís o 5G”, afirmou ao Brasil 61.

Atualmente, de acordo com o Brasil 61, o Maranhão consegue entregar internet gratuita e de alta velocidade a 96% de seus municípios por meio do Programa de Cidadania Digital, com 1.566 pontos instalados, incluindo as zonas rurais. Com a chegada da rede 5G, que é cerca de cem vezes mais rápida que a 4G, a promessa é de uma democratização ainda maior da conectividade, além de uma grande evolução em diversos setores.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.