Internet

Braide anuncia lei que prepara São Luís para receber tecnologia 5G

Prefeito diz que nova legislação garantirá novos serviços à capital maranhense.

Gilberto Léda/ipolítica

- Atualizada em 17/05/2022 às 06h52
Primeiro leilão do 5G foi realizado no ano passado no Brasil
Primeiro leilão do 5G foi realizado no ano passado no Brasil (Divulgação/Anatel)

SÃO LUÍS - O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (sem partido), anunciou nesta segunda-feira (16) que foi sancionada a lei que garante as condições para que a capital maranhense receba a tecnologia 5G de internet móvel.

Realidade em 65 países e 1.662 cidades, a telefonia móvel de quinta geração deu o seu primeiro grande passo no Brasil em novembro do ano passado, em um leilão realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília.

Na rodada inicial, apenas sete capitais estavam incluídas (Boa Vista, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre e Porto Velho), com outras quatro em fase de adaptação (Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo).

A adequação de leis municipais e a garantia de infraestrutura necessárias são exigências para chegada do novo sistema.

Segundo Braide, com a sanção da Lei Municipal nº 6.985/2022, a cidade agora está preparada para receber a nova tecnologia "que vai proporcionar uma internet mais rápida, mais segura e vai permitir uma série de novos serviços em diversas áreas”.

Entre as principais novidades da tecnologia 5G, estão a transmissão de altas taxas de dados e em baixa latência, ou seja, no menor espaço de tempo possível, com segurança e confiabilidade. Na ampla gama de possibilidades a serem exploradas, há aplicações eficientes para o desenvolvimento de serviços destinados a diversas atividades econômicas e pessoas físicas, como operação remota de máquinas, operação de máquinas por outras máquinas, procedimentos em telemedicina e transmissão de vídeos em alta resolução.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.