Eleições 2022

Escutec: Brandão chega a 30% em pesquisa considerando votos válidos

Apesar do percentual, governador do Maranhão não foi o que mais cresceu considerando os três levantamento do instituto; o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim foi o que mais cresceu.

Carla Lima/Ipolítica

SÃO LUÍS - O Instituto Escutec trouxe o quadro comparativo das três pesquisas de intenção de voto para governador do Maranhão feitas em fevereiro, abril e maio. Além dos números com os votos dos indecisos, o levantamento também traz os votos válidos ou seja, sem brancos, nulos e indecisos. Pelos dados, quem mais cresceu nas pesquisas foi Lahesio Bonfim (PSC).

Na pesquisa de maio - divulgada no domingo, 1 - retirando indecisos, brancos e nulos, o governador Carlos Brandão (PSB) chega a 30% das intenções de votos. Ele é seguido pelo senador Weverton Rocha (PDT) com 24%. Na sequência vem: Edivaldo Júnior (PSD) com 15%, Lahesio Bonfim (PSC) com 14%, Roberto Rocha (PTB) com 10%, Josimar de Maranhãozinho (PL) com 4%, Simplício Araújo (SD) com 2%. e Enilton Rodrigues (PSOL) com 1%.

 

Com votos válidos, Carlos Brandão chega a 30% das intenções de votos na pesquisa Escutec
Com votos válidos, Carlos Brandão chega a 30% das intenções de votos na pesquisa Escutec

 

Comparando com os dados anteriores, Carlos Brandão em fevereiro tinha 25% das intenções de votos considerando somente os votos válidos. Em abril ele subiu para 27% e agora tem 30%.

Weverton tinha 29% em fevereiro, desceu para 25% em abril e agora tem 24%. Edivaldo tinha 16% no início de 2022, passou para 15% em abril e manteve mesmo percentual na pesquisa atual.

Lahesio Bonfim começou com 8%, foi para 11% e agora aparece com 14%. No caminho contrário vem o senador Roberto Rocha. Ele tinha 13% em fevereiro, desceu para 12% e agora tem 10%.

A pesquisa Escutec de maio tem registro MA 02565/2022, ouviu 2 mil eleitores nos dias 26 a 30 de abril, tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,19%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.