(Divulgação)

COLUNA

Estado Econômico
Economia e empreendedorismo no Maranhão e no Brasil.
Estado Econômico

Contagem regressiva para a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz

Fecoimp estará de volta, no período de 21 a 24 de setembro, no Centro de Convenções de Imperatriz.

Imirante.com

Atualizada em 02/05/2023 às 23h38
Comitiva da ACII esteve em São Luís para apresentar o projeto da Fecoimp a órgãos públicos e empresas
Comitiva da ACII esteve em São Luís para apresentar o projeto da Fecoimp a órgãos públicos e empresas (Divulgação)

Após dois anos consecutivos sem sua realização devido à pandemia da Covid-19, a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz(Fecoimp) estará de volta, com data marcada para o período de 21 a 24 de setembro, no Centro de Convenções de Imperatriz, onde paralelamente ocorrerá o 7º Encontro Maranhense de Jovens Empresários, realizado pelo Conselho de Jovens Empresários (Conjove).

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), promotora da Fecoimp, está com grande expectativa para a próxima edição da feira.  

Com a tradição de sempre trazer inovação. A Fecoimp já vem apresentando resultados significativos no que diz respeito à divulgação, promoção e impulsionamento do mercado imperatrizense e suas potencialidades, de forma que se renova com a chegada da 20° edição.

Tanto a Fecoimp como o 7º Encontro Maranhense de Jovens Empresários foram tema de reuniões de uma comitiva composta por membros da ACII, que esteve em São Luís para apresentar o projeto dos dois eventos.

Com dez reuniões marcadas em São Luís, a comitiva contou com 13 representantes entre diretores, presidência e sindicatos que atuam na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz. Na oportunidade o presidente da ACII, João Lira apresentou as ações desenvolvidas na entidade, além de mencionar o desenvolvimento econômico da cidade de Imperatriz e a importância da cidade para economia do estado. 

As reuniões aconteceram na Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Palácio dos Leões, sede do Governo estadual, Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (Sepe), Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Regional do Banco do Brasil, Regional do Banco do Nordeste, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Secretaria de Infraestrutura do Maranhão (Sinfra) e Grupo Mateus.

Sala do Contador

Em alusão ao Dia do Profissional da Contabilidade, 25 de abril, portanto, que será comemorado nesta segunda-feira, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MA) inaugura a Sala do Contador, em cerimônia marcada para as 8h, na sede da entidade.

Na programação, o ex-presidente do CRC/MA, João Conrado de Amorim, ministrará palestra sobre “O papel da contabilidade para evolução econômica”.

Fica então o convite para os profissionais contabilistas participarem dessa programação voltada para essa data comemorativa.  

Reajustes abaixo da inflação

Os resultados das negociações de março, com base nos instrumentos coletivos (acordos e convenções coletivas) registrados no sistema Mediador até começo de abril, indicam a manutenção do alto patamar de reajustes abaixo da inflação observada em fevereiro.

Cerca de 52% dos 231 reajustes de março, analisados pelo Dieese, não alcançaram a inflação de 10,8%, referente à variação dos preços nos 12 meses anteriores, segundo o INPC-IBGE. Resultados iguais ao INPC representaram cerca de 34% dos reajustes da data-base; e apenas 13,9% das negociações conquistaram aumentos reais.

Novo indício de gás

Eneva encontrou indícios de gás no poço de extensão 3-ENV-32D-MA, segundo notificação enviada à ANP. O poço está localizado no bloco terrestre PN-T-102A, na Bacia do Parnaíba, e a sua perfuração foi iniciada no final de março deste ano.

O vencimento do primeiro período exploratório do PN-T-102A está previsto para novembro de 2026. O bloco já possui outro indício de gás notificado à ANP, em novembro de 2021. Os primeiros indícios de gás do bloco foram encontrados em setembro de 2020, no poço 1-ENV-15-MA. 

Esses indícios originaram a declaração de comercialidade do campo Gavião Belo, notificada à agência reguladora em fevereiro do ano passado.

Erros da declaração

A Receita Federal prorrogou o prazo final para entrega da declaração de imposto de renda para 31 de maio. Até lá, 34,1 milhões de declarações devem ser entregues, segundo estimativa do próprio órgão. Para evitar problemas com a Receita, a contadora e professora da Estácio, Lizandra Menezes, esclarece quais são os erros mais comuns dos contribuintes na hora de fazer a declaração.

O erro de digitação, seja por descuido ou engano, está entre os mais cometidos na hora de preencher a declaração. Outro que frequentemente aparece é a falta de informação de algum dado, como, por exemplo, o rendimento anual.

VAREJO

Carteirinha do CRA Jovem

O Conselho Regional de Administração (CRA/MA) está lançando a Carteirinha de Estudantes do CRA Jovem, que dará acesso aos mesmos a acompanhar as ações da entidade e contribuir para o fortalecimento e defesa de sua profissão. Também possibilita o acesso aos benefícios do Clube de Vantagens. 

Zona de Exportação de Parnaíba

A experiência do Piauí com criação de Zona de Exportação de Parnaíba foi compartilhada com a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema). A explanação ocorreu na 15ª reunião do Grupo de Trabalho “Pensar o Maranhão”, que oportunizou também aos participantes um relato da missão da Fiema à Argentina, para conhecer a extração de gás não-convencional.

Empresas na Expo Indústria

As empresas maranhenses associadas aos sindicatos industriais estarão na Expo Indústria Maranhão, de 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos. Em sua 4ª edição, a feira do Sistema Fiema, promovida pelo Sesi, Senai, IEL, Federação e CNI, apresenta a diversidade do setor industrial do estado, como forma de fomentar um ambiente favorável à realização de negócios. 

Cana-de-açúcar

A produção de cana-de-açúcar na safra 2021/22 deve chegar a 585,2 milhões de toneladas, de acordo com a Conab. Esse volume representa queda de 10,6%, explicada pelas condições climáticas adversas registradas – da estiagem durante o ciclo produtivo das lavouras e às baixas temperaturas registradas em junho e julho de 2021 – que impactaram nas produtividades de importantes regiões produtoras.

 

 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.