Gás natural

Companhia planeja implantar um hub de gás na área do Porto de Itaqui

Outro projeto da Eneva para o Maranhão é avançar no conhecimento dos recursos da Bacia do Parnaíba.

Imirante.com, com Portal Brasil Energia

Atualizada em 26/03/2022 às 18h23
Próximos passos incluem a perfuração este ano de 15 poços na Bacia do Parnaíba, onde a Eneva possui 10 campos declarados comerciais
Próximos passos incluem a perfuração este ano de 15 poços na Bacia do Parnaíba, onde a Eneva possui 10 campos declarados comerciais (Divulgação)

SÃO LUÍS - Durante a realização do Eneva Day, no dia 8 deste mês, a diretoria da empresa Eneva anunciou que planeja a implantação de um hub de gás em São Luís, no Porto de Itaqui, interligando a capital até a Bacia do Parnaíba, por meio da construção de um gasoduto de 300 km.

Outro projeto da Eneva para o Maranhão é avançar no conhecimento dos recursos da Bacia do Parnaíba, que apresenta grande potencial para produzir gás não convencional. A meta da companhia é perfurar três poços deste tipo em 2022.

“Temos indícios muito relevantes [de gás não convencional], mas nunca testamos a produtividade ou se é possível fluir gás em vazões econômicas da rocha geradora da Bacia do Parnaíba”, disse o diretor de Operações, Lino Cançado.

Caso o primeiro teste com o poço vertical tenha êxito, a empresa fará um horizontal e ao longo do processo de desenvolvimento dará início à perfuração de grande quantidade de poços. “Quase como uma fábrica”, acrescentou o executivo.

No âmbito do projeto Poço Transparente, a Eneva aguarda o lançamento do edital pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para testar o potencial da produção não convencional de gás no Brasil.

Segundo o diretor da Eneva, a exploração do gás não convencional não terá custos adicionais, porque contará com sua própria infraestrutura, aproveitando instalações que foram construídas nos últimos 10 anos.

A empresa encerrou o ano de 2021 com cerca de 30 bilhões de m³ em reservas, quase o dobro dos 16 bilhões de 2017. Tal expansão foi resultado de investimentos de R$ 1,3 bilhão no período, aproximadamente metade do valor R$ 3 bilhões empregado até 2017. Em resumo, nos últimos cinco anos a Eneva mais que dobrou suas reservas disponíveis no Complexo da Bacia de Parnaíba com a metade do capital investido.

Nesse mesmo período, foram perfurados 91 poços exploratórios, chegou-se a 70 poços produtores, distribuídos em 25 clusters. A empresa ainda contabiliza mais de 200 km de gasodutos e 20 mil km de sísmica.

Os próximos passos incluem perfuração, em 2022, de 15 poços na Bacia do Parnaíba, onde a Eneva possui 10 campos declarados comerciais. Quatro exploratórios e 11 de desenvolvimento. Também para este ano está prevista a entrada em operação de três novos campos, dentro da estratégia da empresa de ampliar a vida útil dos ativos que gás para suas usinas termelétricas no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.