Exploração terrestre

Encontrado novo indício de gás natural em poço na Bacia do Parnaíba

Poço está localizado no bloco PN-T-102A, cuja perfuração foi iniciada no final de março deste ano.

Imirante.com

A Eneva opera 10 campos de gás na Bacia do Parnaíba, sendo cinco em produção e cinco em desenvolvimento
A Eneva opera 10 campos de gás na Bacia do Parnaíba, sendo cinco em produção e cinco em desenvolvimento (Divulgação)

Eneva encontrou indícios de gás no poço de extensão 3-ENV-32D-MA, segundo notificação enviada à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O poço está localizado no bloco terrestre PN-T-102A, na Bacia do Parnaíba, e a sua perfuração foi iniciada no final de março deste ano.

O vencimento do primeiro período exploratório do PN-T-102A está previsto para novembro de 2026. O bloco já possui outro indício de gás notificado à ANP, encontrado no poço 1-ENV-26-MA em novembro de 2021.

Os primeiros indícios de gás do bloco foram encontrados em setembro de 2020, no poço 1-ENV-15-MA. Esses indícios originaram a declaração de comercialidade do campo Gavião Belo, notificada à agência reguladora em fevereiro do ano passado.

O PN-T-102A foi arrematado pela Eneva no 1º Ciclo da Oferta Permanente, em 2019, junto com os blocos PN-T-47, PN-T-66, PN-T-68, PN-T-48A e PN-T-67A, todos operados com 100% de participação.

Ao todo, a companhia possui um portfólio de 25 blocos exploratórios operados ao longo do país e dez campos de gás (cinco em produção e cinco em desenvolvimento) na Bacia do Parnaíba, região onde opera o Complexo Parnaíba (parque de geração termelétrica com 2,8 GW de capacidade instalada). 

Há ainda o campo de Azulão, no Amazonas, onde a companhia planeja replicar o modelo reservoir-to-wire (do reservatório ao poste – R2W), implementado no complexo, para abastecer a termelétrica a gás Jaguatirica II, em Roraima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.