Fim da paralisação

Greve de servidores do Detran é suspensa após governo abrir canal de diálogo

De braços cruzados desde 16 de novembro, os servidores pediram reajuste salarial e também fim de uso político do órgão.

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 18h43
Servidores do Detran estavam com as atividades paralisadas desde 16 de novembro do ano passado
Servidores do Detran estavam com as atividades paralisadas desde 16 de novembro do ano passado (Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Depois de quase um mês e meio de greve, os servidores do Detran do Maranhão decidiram, no domingo, 2, suspender a paralisação. A decisão ocorreu após conversa das categorias com Diogo Galdino, chefe da Casa Civil do governo de Flávio Dino (PSB).

A greve foi suspensa após assembleia geral dos servidores do órgão. Pelo site do Sindicato dos Servidores do Detran/MA, eles informaram que mais de 80% dos presentes apoiaram a suspensão da paralisação para que assim as conversas com o governo avancem.

Detran-MA aguarda suspensão de greve para seguir negociações

Servidores do Detran acusam Governo de manobra política no órgão

Servidores do Detran-MA entram em greve exigindo reajuste e valorização

"A assembleia teve início às 19h40 e término às 22h38, decidindo os servidores pela suspensão da greve (80,8% a favor e 19,2% contra), com vistas à retomada das negociações, mas, dessa vez, com a presença do Secretário-Chefe da Casa Civil, pois os representantes do Governo que participaram das tratativas anteriores sempre alegavam que não possuíam poder de decisão. Com isso, os servidores do Detran de todo o Maranhão retornam aos seus postos de trabalho hoje (03/01), mas mantendo o estado de greve, ou seja, não fluindo as negociações, a categoria retomará, imediatamente, o movimento paredista", diz o site da entidade.

A conversa com o governo somente foi possível após os servidores protestarem durante ato de entrega da urbanização da Praia do Bonfim, na área Itaqui-Bacanga em que estava o governador Flávio Dino. O socialista garantiu aos servidores que conversaria com eles sobre as reivindicações que levaram à paralisação das atividades no Detran.

"Os servidores do Detran reivindicam, além de melhores condições de trabalho, a equiparação da Gratificação por Atividade de Trânsito (GAT) e o reajuste do auxílio-alimentação, pois a inflação aniquilou o poder de compra desses servidores, sobretudo daqueles que possuem salário-base de R$ 1.100,00 (mil e cem reais)", informa os servidores no site do sindicato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.