Câncer de mama

Outubro Rosa HSD: O tempo como importante aliado no diagnóstico precoce do câncer de mama

"Ganhar tempo é o melhor jeito de vencer o câncer.", com esse tema, o Hospital São Domingos alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Publipost/ Hospital São Domingos

Atualizada em 26/03/2022 às 19h21

Identificar o câncer de mama nas fases iniciais é o maior aliado para um tratamento eficaz, aumentando as chances de cura e também a qualidade de vida dos pacientes. Segundo a coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital São Domingos, Dra. Ana Gabriela Caldas, 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm possibilidade de cura.


Mas, para conseguir o diagnóstico do tumor cedo, é preciso de informação e cuidados. Entender o que é o câncer de mama, prestar atenção a alterações suspeitas nas mamas e realizar exames preventivos de rastreamento são medidas essenciais para conseguir o diagnóstico precoce. Fazem parte da jornada do paciente e dos cuidados que a mulher deve ter consigo ao longo da sua vida.


Entenda o câncer de mama


O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, enquanto outros são mais lentos.


“Vários fatores de risco genéticos e ambientais podem levar ao desenvolvimento desse câncer, como tabagismo, sedentarismo e mutações genéticas. Se ele é detectado em estágios avançados, o organismo já não responde tão bem ao tratamento, e a cura pode não ser mais uma possibilidade”, completa o coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital São Domingos, Dr. Klayton Ribeiro.


Hoje, o câncer de mama responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano e sua incidência é maior após os 50 anos de idade. E, apesar de ser muito mais comum em mulheres, ele também acomete homens, representando 1% do total de casos da doença.


Diagnóstico


Em muitos casos, o câncer de mama pode não ter sintomas na fase inicial. Por isso, realizar exames das mamas regularmente e ter um acompanhamento médico é muito importante. O exame clínico é realizado pelo médico e pode detectar lesões com mais de 1 cm e secreções dos mamilos.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. As mulheres com risco elevado, como quem tem parente próximo com câncer na mama, devem conversar com o médico. Ele fará uma avaliação específica do caso e definirá a conduta a seguir.


Apesar de ser um pouco incômoda, a mamografia de rastreamento possibilita detectar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo. Além de ajudar na cura, também é melhor para a qualidade de vida do paciente.


Estrutura do Hospital São Domingos


O Hospital São Domingos possui um serviço completo para o atendimento dos pacientes oncológicos, com equipe multiprofissional preparada para atender e dotado de equipamentos de tecnologia para exames e procedimentos, que garantem assistência rápida e segura para os pacientes.
Linha de Cuidado da Mama.


Linha de Cuidado da Mama do Hospital São Domingos é um processo composto por vários serviços e etapas em que as mulheres que têm suspeita de câncer de mama e necessitam de brevidade no diagnóstico e tratamento têm celeridade em consultas, exames e cirurgias.


Além da assistência da equipe, as mulheres atendidas por meio da Linha de Cuidados da Mama têm também acesso mais rápido aos exames e encontram no Hospital São Domingos uma ampla estrutura e equipamentos de exames de imagens de alta tecnologia e precisão, o que dá mais segurança para o diagnóstico e demais procedimentos necessários, como mamografia 3D (Tomossíntese), Ultrassom das mamas e biópsias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.