SÃO LUÍS - O Maranhão e os demais estados do Nordeste estão cada vez mais próximos de conseguir efetivar a compra de doses da vacina russa Sputnik V.
Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou haver recebido um novo pedido de uso emergencial do imunizante, que será produzido no Brasil pelo laboratório União Química - representante do Fundo Russo desenvolvedor no país.
Essa solicitação de análise do uso emergencial é um novo pedido. O anterior, protocolado pelo laboratório União Química no dia 15 de janeiro, foi cancelado a pedido da empresa. A Anvisa já iniciou a triagem dos documentos presentes no pedido.
A previsão legal para a conclusão da análise é de sete dias úteis, prazo que deve vencer nesta semana.
Leia também:
Profissionais de Segurança pública começarão a ser vacinados na próxima semana
Calamidade em pauta na Assembleia Legislativa
Escutec/O Estado: pesquisa mostra maioria de eleitores indecisos no MA
Em entrevista à CNN Brasil, no fim de semana, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), já adiantou que a compra de doses da Sputnik V pelos estados do Consórcio Nordeste deve ocorrer “em curto prazo”.
“Imagino que isso [importação do imunizante] vá acontecer em curto prazo”, disse. Segundo o gestor maranhense, o processo já deve ocorrer nesta semana.
O Maranhão, junto com os demais estados do Nordeste, fechou contrato com o Fundo Russo de Investimento Direto para a compra de 37 milhões de doses, mas é necessária a chancela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No mês passado, o governo Flávio Dino (PCdoB) assinou um contrato de mais de R$ 250 milhões para a compra do imunizante.
--
Saiba Mais
- Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano
- Sob protestos, CCJ da Câmara aprova PEC que proíbe aborto legal
- Câmara dos Deputados aprova texto final de projeto que muda as regras para emendas
- CCJ da Câmara adia votação de PEC que proíbe o aborto legal
- G20: Lula promete entregar propostas da sociedade a chefes de Estado
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.