Iniciada operação de remoção da carga de minério do navio Stellar Banner
De acordo com a Marinha, "as operações seguem as orientações da análise técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)".
SÃO LUÍS – Nesta quinta-feira (16), a Marinha do Brasil (MB) informou que foi iniciada a operação de remoção de carga de minério do porão nº 4 do navio mercante Stellar Banner, que está há mais de um mês encalhado na costa do Maranhão.
Saiba mais sobre o navio
Prossegue 2ª fase de transferência de óleo de navio encalhado no Maranhão
Concluída operação de retirada do óleo de navio encalhado no Maranhão
Um mês após sofrer fissura em casco, navio Stellar Banner continua encalhado na costa do Maranhão
De acordo com a Marinha, “as operações seguem as orientações da análise técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os órgãos e empresas envolvidos permanecem em estreita coordenação com a Autoridade Marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com a brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e à navegação”, disse o órgão por meio de nota.
Retirada de óleo
A operação para retirada de óleo do navio sul-coreano NM Stellar Banner foi concluída no último dia 27 de março. Foram recolhidos 3.900 metros cúbicos de combustível, que foram transferidos para os navios ALP Defender e HOS Brass Ring. Após o processo de transferência do líquido, as equipes planejarão a remoção de quase 3000 toneladas de minério de ferro da embarcação, que levaria o produto para a China.
Conforme a MB, ainda não há previsão para início da operação de retirada do minério de ferro, que ocorrerá depois de finalizada a segunda etapa de transferência de óleo. “Ademais, os órgãos e empresas envolvidos permanecem em estreita coordenação com a Autoridade Marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com a brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e à navegação”, frisou a Marinha.
O Incidente
De acordo com informações da Vale, os 20 tripulantes do navio MV Stellar Banner foram evacuados, por medida de precaução, na noite do dia 24 de fevereiro, data do incidente. O comandante da tripulação adotou a manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís, segundo relatado pela mineradora. A embarcação foi construída em 2016 e está sendo operada pela empresa sul-coreana Polaris. O suporte técnico-operacional está sendo realizado por meio de rebocadores e navios da Petrobras.
Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, a embarcação transportava minério de ferro. O problema na avaria ocorreu nas proximidades da boia n° 1, no cantal da Baía de São Marcos, a uma distância de 32 milhas do Farol de Santana. O incidente foi registrado por volta das 21h30 daquele dia. Equipes de mergulho da Marinha do Brasil fizeram os trabalhos de inspeção, para que fossem identificados os danos no casco e compartimentos alagados.
Saiba Mais
- Navio desencalha e atraca em porto após seis dias preso no litoral de São Luís
- Navio mercante não tem previsão de desencalhe em São Luís
- Navio de 229 metros encalha em canal que dá acesso a porto em São Luís
- Retirada de minério de ferro de navio é concluída no Maranhão
- Marinha informa que 80 mil toneladas de minério já foram retiradas do Stellar Banner
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.