SÃO LUÍS – Nesta quarta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou uma carreta carregada de carvão vegetal sem a documentação ambiental e fiscal. A fiscalização foi realizada no km 14 da BR-135, em São Luís.
O veículo, um M Benz/LS 1938, cor branca, tracionando uma carreta reboque SR/RANDON, foi parado e, a documentação do veículo, da carga e do condutor foram solicitados. Ao apresentar a documentação pessoal e a do veículo o condutor afirmou que transportava carvão vegetal e que não possuía nenhum documento fiscal ou licença ambiental.
O homem, que não teve o nome divulgado, afirmou que no caminhão haviam 530 sacos de carvão de origem nativa e que era apenas o motorista contratado pelo proprietário do caminhão para o transporte e que ganharia cerca de R$400 por viagem. Afirmou, ainda, que sua viagem originou-se no município de Anapurus-MA e que entregaria a carga em Paço do Lumiar-MA e que passou a realizar este trabalho a partir deste ano de 2019.
O contratante e proprietário do veículo e da carga compareceu à UOP de Pedrinhas. O homem, que também não teve o nome divulgado, declarou que adquiriu a mercadoria na zona rural da cidade de Anapurus-MA de diversos produtores. O homem declarou, ainda, que tinha conhecimento da ilicitude de sua conduta.
Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. Após a providências cabíveis, o motorista, o proprietário da carga e o caminhão ficaram apreendidos na UOP de Pedrinhas, à disposição do IBAMA.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.