Viva Bem

Vitamina D e sua importância ao corpo humano

Os cuidados com a alimentação e exposição solar devem ser diários.

Imirante, com informações de Karine Bello / Nutricionista das Farmácias Garrido

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
A vitamina D é um hormônio ideal para melhoraria da qualidade de vida.
A vitamina D é um hormônio ideal para melhoraria da qualidade de vida. ( Foto: Arte / Garrido)

SÃO LUÍS - A vitamina D é um hormônio ideal para melhoraria da qualidade de vida. Ela apresenta inúmeros benefícios. Além de participar do metabolismo do cálcio e da saúde óssea, inclui, também, sua interação com o sistema imunológico melhorando o humor, reduzindo a fadiga, ajudando na prevenção de cânceres, doenças auto imunes e melhora a saúde do coração e do cérebro.

Leia também:

Saiba mais sobre alimentação pré e pós-treino

Quer emagrecer? Veja dicas para perder peso com saúde

Obesidade: saiba mais sobre o excesso de peso

Este hormônio pode ser apresentado nas formas D2 (calciferol) obtido através de alimentos, e D3 (colecalciferol) obtido através da exposição solar e suplementação, cuja principal função é a regularização dos padrões do cálcio no corpo (homeostase), formação e reabsorção óssea através da sua interação com as paratireoides, rins e intestinos.

Nos alimentos, a vitamina D é encontrada em laticínios, sardinhas e atum, óleo de fígado de bacalhau, bife de fígado e salmão. Entretanto, estes alimentos possuem pouca quantidade da vitamina e por isso o ideal é a exposição da pele à luz solar regularmente em horário e fator de proteção recomendados por dermatologistas.

Com isso uma maneira interessante e eficiente de alcançar níveis adequados da vitamina D é através da suplementação, associada a uma refeição com gordura boa para melhor absorção por se tratar de uma vitamina lipossolúvel e claro, aliada com a exposição solar.

As necessidades nutricionais humanas são de 200 a 400 UI (5 a 10 mcg) ao dia, e em casos de deficiência o nutricionista ou o médico deve ser procurado para a suplementação.

Estudos atuais têm relacionado a deficiência de vitamina D com várias doenças auto imunes, incluindo diabetes melito insulino-dependente (DMID), esclerose múltipla (EM), doença inflamatória intestinal (DII), lúpus eritematoso sistêmico (LES) e artrite reumatoide (AR).

Por isso, os cuidados com a alimentação e exposição solar devem ser diários para obtenção da vitamina D e o melhor funcionamento do corpo.

E em fevereiro, o Imirante.com em parceria com a Garrido estreia o programa Viva Bem. Um programa voltado para assuntos relacionados a saúde. Não perca!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.