Viva bem

Quer emagrecer? Veja dicas para perder peso com saúde

O nutricionista é o profissional capacitado para fazer o acompanhamento.

Imirante, com informações de Karine Bello / Nutricionista das Farmácias Garrido

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
É preciso levar em consideração o estilo de vida da pessoa, idade, gênero, preferências, em geral.
É preciso levar em consideração o estilo de vida da pessoa, idade, gênero, preferências, em geral. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - É cada vez mais crescente a busca pelo corpo em forma, e manter o peso ideal apresenta relevância não apenas por estética, mas também por aspectos de saúde. Porém, tratando-se de saúde e perda de peso, é preciso saber que não é qualquer dieta que pode ser realizada por todo mundo.

Ao observar que cada corpo tem uma reação diferente para cada estímulo que lhe é oferecido, uma dieta pode ser benéfica para alguns e não para outros. Cada organismo tem uma necessidade específica e reage de uma forma diferente aos estímulos. É preciso levar em consideração o estilo de vida da pessoa, idade, gênero, preferências, em geral.

Muitas pessoas que se interessam somente em perder peso não têm uma mudança de hábito alimentar e nem no estilo de vida. Por isso, recorrem a dietas milagrosas ou “da moda”, passando por restrições severas de alimentos e se habituam nesse ciclo vicioso, em privação e por vezes na compulsão alimentar acarretando o ganho do peso perdido.

Primeiramente, é preciso entender que dieta não é igual para todo mundo ou que, para emagrecer, é preciso deixar de comer tudo que se gosta. A dieta não deve estar associada a sacrifício, pois, se estiver, ela estará fadada ao fracasso. A dieta deve ser compatível com o estilo de vida de cada pessoa (horários, preferências alimentares ou condição sócio econômica). Caso contrário ela será difícil de ser praticada. Lembre-se: você está cuidando do seu hábito alimentar para comer melhor. Então não há “sair” e “entrar” na dieta. Todo alimento é bom, vai depender da quantidade e frequência consumida. É preciso organizar horários, cozinhar (quando se gosta), resgatar o prazer de comer sem culpa.

Uma alimentação balanceada e equilibrada é essencial para promover saúde e qualidade de vida, e o nutricionista é o profissional capacitado para fazer um acompanhamento dietético personalizado, considerando as necessidades individuais, todos os efeitos que a alimentação pode trazer, bem como o aspecto social, cultural, estilo de vida e histórico familiar.

Dessa forma, manter um padrão alimentar com escolhas mais naturais, saudáveis e equilibradas resultará em mais saúde e vitalidade positiva, em um peso corporal adequado, mais beleza e bom equilíbrio da mente e de nossas emoções.

E em janeiro, o Imirante.com em parceria com a Garrido estreia o programa Viva Bem. Um programa voltado para assuntos relacionados a saúde. Não perca!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.