Justiça

Prefeitura de São Luís deve adaptar carga horária de professores

A decisão foi da 3ª Câmara Cível do TJ-MA.

Imirante.com, com informações da Ascom TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Foto: Flora Dolores/O Estado)

SÃO LUÍS - A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) determinou que a Prefeitura de São Luís adapte a jornada de trabalho dos professores da rede pública municipal, com a dedicação de 1/3 da carga horária ao planejamento das aulas, independentemente do regime de contratação.

A decisão manteve sentença dada pelo juiz da Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Luís, que concedeu, por meio de mandado de segurança, o direito em definitivo ao Sindicato dos Profissionais do Ensino Público Municipal de São Luís (SindEducação), para cumprimento da lei.

A Prefeitura de São Luís recorreu à Justiça, alegando que a aplicação dos termos da lei acarretaria sérios prejuízos financeiros e que não teria condições de arcar com essa sentença, pois seria necessária a contratação de mais de 500 professores a fim de que a exigência fosse cumprida.

Sustentou também a falta de previsão orçamentária, a vedação eleitoral, o prejuízo aos alunos em decorrência da redução das aulas presenciais, além de o Judiciário estar impedido de avaliar a conveniência e a oportunidade da questão. A falta de direito líquido e certo no pedido do sindicato também foi questionada pelo município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.