Cidadania

Emap e ICE-MA lançam diagnóstico social da área Itaqui-Bacanga

Divulgação/Secom

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO LUÍS - A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) lançou, nesta quinta-feira (26), a publicação “Conhecer para Transformar”, que traz um diagnóstico social da área Itaqui-Bacanga. O documento enfoca 10 diretrizes como resultado da análise feita na região, que uma vez criadas, podem trazer melhorias nas áreas de saúde, educação, moradia, diminuição da pobreza, trabalho infantil e segurança. Com a iniciativa, a Emap quer unir força com empresários e o poder público para a transformação da região. A publicação está disponível no site www.nossasaoluis.org.br.

Durante o lançamento também foi apresentada a Política de Responsabilidade Social da Emap a representantes de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

“Como todos sabem o Porto do Itaqui tem um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico, não só da cidade de São Luís, mas do estado. Nós adotamos a sustentabilidade como nosso pilar no desenvolvimento e a responsabilidade social está incluída nesse processo. Então, resolvemos trabalhar com as comunidades no entorno do nosso empreendimento para identificar suas necessidades. Em parceria com o ICE fizemos este diagnóstico, que apresenta indicadores em diversas áreas”, destacou o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati.

O diagnóstico, segundo explicou Fossati, possibilita a escolha da área onde a empresa focar suas ações. Ele informou que neste momento o foco principal será na área de educação, aonde a Emap já vem desenvolvendo um importante trabalho. “Estamos divulgando esse diagnóstico a empresários e ao poder público estadual e municipal para que conheçam perfil da região Itaqui-Bacanga e possam atuar e melhorar a qualidade de vida dessas comunidades”, completou.

Política social

O diagnóstico foi produzido pela Emap, em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), por meio do Movimento Nossa São Luís. A proposta da publicação é fornecer subsídios para ações de políticas públicas e privadas e das próprias comunidades.

O diretor do ICE-MA, Daniel Madorra, disse que os indicadores mostrados na publicação são ferramentas fundamentais nas políticas de gestão tanto de empresários quando do poder público. “O que está sendo apresentado aqui é um levantamento de como está a situação da área Itaqui-Bacanga. Não para construir uma agenda negativa da área, mas para se buscar apoio da classe empresarial e do poder público e da sociedade civil para uma atuação conjunta”, destacou.

A política de responsabilidade social da Emap, segundo informou Diogo Costa, foi elaborada segundo o diagnóstico da área. “O que se busca é a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Queremos convocar as empresas e o poder público para firmar essa parceria produtiva e inovar com esse plano de responsabilidade social da área Itaqui-Bacanga, unindo forças para de fato transformar essa região”, disse Diogo Costa.

A região Itaqui-Bacanga, que além da Emap abriga outras empresas de grande porte, é uma das mais populosas de São Luís e também uma das mais carentes. A área coberta por este diagnóstico conta com 135.633 habitantes, divididos pelas 20 áreas de análise, ou seja, mais de 10% da população da capital.

As 10 diretrizes do diagnóstico

1 - Adequação das condições de moradia, infraestrutura e entorno

2 - Fortalecimento da educação em todos os níveis

3 - Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

4 - Combate ao trabalho infantil

5 - Regularização da oferta e qualidade do atendimento em saúde, com especial atenção à saúde materno-infantil

6 - Ações de combate ao desemprego

7 - Diminuição da pobreza

8 - Ações de garantia dos direitos das pessoas com deficiência

9 - Ações de segurança cidadã

10 - Combate ao uso abusivo de álcool e drogas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.