Maranhão

Mais de 150 municípios maranhenses realizam conferências das cidades

Imirante com informações da Secid

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - Cerca de 158 municípios maranhenses estão aptos a realizar Conferências Municipais das Cidades, que é um evento preparatório para as etapas estaduais e nacional da 5ª Conferência das Cidades que ocorrerá de 20 a 24, em Brasília.

Este ano, houve um aumento no número de municípios inscritos, em relação ao evento de 2009, que contou com a participação de apenas 70 municípios. O secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano e presidente do Conselho Estadual das Cidades, Hildo Rocha, disse que o acréscimo no número de municípios interessados em realizar as etapas municipais deve-se a diversos fatores. “Os prefeitos estão mais sensíveis quanto à importância das conferências e os cidadãos estão mais informados e mais conscientes dos seus direitos e deveres”, declarou.

Agradecimento

Em nota publicada no hotsite da 5ª Conferência das Cidades (http://concidades.ma.gov.br/blog/nota-agradecimento-hildo/), o secretário Hildo Rocha agradeceu o empenho das equipes da Secid do Concidades/MA e da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) pelo empenho dos envolvidos no trabalho de mobilização dos gestores públicos.

Outra questão relevante destacada por Hildo Rocha diz respeito a oferta de serviços particulares para a organização do evento. Por deliberação do Conselho Nacional das Cidades, é de competência exclusiva das Comissões Organizadoras Executivas, a mobilização, organização e realização das conferências locais.

A terceirização das conferências municipais pode resultar na impugnação do evento e a consequente perda de direito de envio de delegados para a 5ª Conferência Estadual. Veja a nota na íntegra.

A Conferência tem o objetivo de fortalecer a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano. O lema da 5ª Conferência é: “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já”.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.