SÃO LUÍS - Em sua última reunião de 2012, realizada na quarta-feira (19), a Câmara Técnica de Monitoramento e Avaliação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres no Maranhão, coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), avaliou a campanha dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as Mulheres” e aprovou o calendário de reuniões de 2013.
A Campanha é uma iniciativa internacional. Desde 1991 mobiliza organizações, de 25 de novembro (Dia Internacional de combate a Violência Contra as Mulheres) a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). Este ano, no Maranhão, a Semu, em parceria com os organismos que integram a Câmara Técnica, iniciou a campanha dia 26 de novembro.
A programação da campanha foi realizada nos municípios de Morros, Imperatriz, São João do Sóter, Afonso Cunha, Timon, Codó e São Luís. Incluiu a inauguração da Ouvidoria da Mulher, entrega de Kits de equipamentos para o reaparelhamento da Rede de Atendimento à Mulher (Rede Amiga da Mulher de São Luís) e instalação do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Maranhão (NETP-MA), além dos serviços prestados pela “Carreta Viva Mulher”, em São Luís e interior do Maranhão.
Para a secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, coordenadora da Câmara Técnica, este foi um ano de grandes avanços para a Câmara Técnica no processo de gestão e monitoramento das ações definidas no Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, no âmbito do Estado do Maranhão, quanto à equidade de gênero e eliminação da violência contra as mulheres.
Calendário
De acordo com o Regimento Interno a Câmara Técnica deve se reunir ordinariamente a cada três meses. Para o ano de 2013, as reuniões ficaram agendadas para os dias 14 de março, 13 de junho, 12 de setembro e 12 de dezembro. Uma reunião extraordinária está marcada pra o dia 19 de fevereiro, em função da organização das programações que envolvem o dia 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
Os presentes acordaram, também, que os organismos municipais e estaduais e instituições membros da Câmara Técnica devem enviar suas programações, a serem desenvolvidas no mês de março, até o dia 7 de fevereiro. Ações como o lançamento do edital para Pesquisa de Gênero já estão sendo pensadas pelas comissões da Câmara Técnica.
As informações são da Secom do governo do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.