SÃO LUÍS - A juíza Vanessa Ferreira Pereira Lopes, titular da comarca de Buriti, realizou na última semana, no fórum Desª. Maria Madalena Alves Serejo, um treinamento especial direcionado aos servidores. Na pauta do treinamento, a preparação para a Semana da Conciliação, que será realizada no período de 7 a 14 de novembro, em todo o país. Foram designadas para esse período 131 audiências na comarca.
Participaram do treinamento 8 servidores do fórum, que vão participar dos trabalhos na Semana da Conciliação. “O objetivo do treinamento foi capacitar os servidores em novas técnicas de conciliação e mediação, visando um melhor atendimento aos usuários, a resolução de conflitos judiciais de forma simplificada para ambas as partes e a garantia da paz social”, ressaltou a juíza Vanessa Ferreira.
Entre os temas abordados no treinamento, destaque para: Diferença entre Conciliação e Mediação; Como iniciar e conduzir a sessão de conciliação; Postura e características do bom conciliador; e Métodos para se atingir a conciliação para se fomentar a cultura da paz. No treinamento foi utilizado material do Curso de Formação Continuada de Mediação e Conciliação, oferecido aos juízes e servidores pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.
No Maranhão, a Semana Nacional da Conciliação ocorre na Justiça estadual, organizada pela Corregedoria Geral da Justiça, na Justiça do Trabalho e na Justiça Federal. O objetivo é incluir na pauta da Semana da Conciliação processos que tenham possibilidade de acordo entre as partes, cuja indicação pode ser feita pelas partes e até pelos magistrados.
De acordo com as pautas recebidas pela coordenação da Semana da Conciliação até o dia 31 de outubro, mais de 20 mil audiências foram designadas para os oito dias da ação.
No Maranhão, são mais de 11 mil audiências marcadas pelas comarcas e varas de entrância inicial e intermediária, aproximadamente mil audiências marcadas pelas Varas Cíveis e de Família de São Luís e aproximadamente oito mil audiências designadas pelos Juizados Especiais da capital e do interior do Estado.
As informações são da CCJ.
Saiba Mais
- Justiça suspende biometria facial em terapias para pessoas com TEA no Maranhão
- Justiça condena Prefeitura de Imperatriz a indenizar mulher que teve terreno invadido
- Justiça manda Prefeitura de São Luís pagar auxílio-moradia a famílias da Matança do Anil
- Estado deverá indenizar famílias removidas do bairro Liberdade durante obra da Avenida IV Centenário
- Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.