Condenado a prisão perpétua

Vídeo mostra momento em que brasileiro foge da prisão nos EUA

Danilo Sousa Cavalcante foi condenado a prisão perpétua pela morte da maranhense Débora Evangelista Brandão, de 34 anos.

Imirante.com

Atualizada em 06/09/2023 às 19h28
Imagens mostram fuga de brasileiro de prisão nos EUA. Foto: Reprodução
Imagens mostram fuga de brasileiro de prisão nos EUA. Foto: Reprodução

ESTADOS UNIDOS - Nesta quarta-feira (6) autoridades locais confirmaram que o brasileiro Danilo Sousa Cavalcante, de 34 anos, escapou da prisão de Chester County com a mesma tática usada por outro detento em meados de maio. Danilo Sousa foi condenado a prisão perpétua pela morte da maranhense Débora Evangelista Brandão.

Um vídeo divulgado, nesta quarta, mostra o momento em que Danilo Sousa escala a parede e deixa a unidade prisional, em 31 de agosto. Desde então, uma força-tarefa tenta recapturar o fugitivo, enquanto os moradores da região se trancam em casa com medo do homem descrito como "extremamente perigoso".

Assista ao vídeo do momento da fuga:

No vídeo é possível ver um detento sem camisa, em primeiro plano. Do lado esquerdo, em um corredor, aparece o brasileiro, de 34 anos. Ele caminha até o fundo e inicia sua técnica para escalar a parede. Cavalcante coloca as mãos na parede da frente e os pés na parede atrás. Dessa forma, ele consegue subir até desaparecer do campo de visão da câmera.

No momento da fuga do brasileiro, um jogo de basquete entre os detentos acontecia naquele mesmo pátio.

De acordo com a polícia, a fuga de Danilo Sousa Cavalcante foi inspirada em outra, ocorrida em maio deste ano. A tática usada por Cavalcante foi a mesma do detento Igor Bolte: o criminoso escalou até o telhado de um dos prédios a partir de um dos pátios usados pelos detentos para exercícios. Tanto o brasileiro quanto o americano correram pelo telhado e desceram em uma área menos protegida do presídio, de onde conseguiram escapar.

Diferentemente do brasileiro, Bolt foi preso poucas minutos após sua fuga. Isso se deu, segundo a polícia local, pois o segurança posicionado na torre de vigilância que cuida da área avistou e alertou os colegas sobre a ação. O mesmo não se deu no caso de Cavalcante, e ninguém foi avisado de sua fuga enquanto ela ocorria. O motivo para tanto é um dos alvos das investigações do caso.

Sétimo dia de buscas pelo brasileiro que fugiu da cadeia nos EUA

As buscas pelo brasileiro entraram no sétimo dia nesta quarta-feira. Em entrevista à rede CNN, o vice-marechal do U.S. Marshals Service, Robert Clark, afirmou que os investigadores pretendem manter Danilo em movimento e forçá-lo a "cometer erros".

“Este é um jogo perigoso de pique-esconde tático. Planejamos estressá-lo. Planejamos movê-lo. Planejamos que ele cometa erros. Ele já cometeu. Apareceu na frente de câmeras duas vezes”, explica Robert Clark.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.