VATICANO - O papa Francisco dirigiu-se aos fieis, neste domingo (30), fazendo um apelo à Rússia. Durante sua mensagem semanal do Angelus, ele pediu que o governo de Vladimir Putin reverta a decisão de abandonar o acordo de grãos do Mar Negro.
O tratado permitia à Ucrânia exportar grãos de seus portos marítimos, apesar da guerra em andamento no Leste Europeu.
“Apelo aos meus irmãos, às autoridades da Federação Russa, para que a iniciativa do Mar Negro seja retomada e os grãos transportados com segurança”, declarou Francisco.
Os preços globais do trigo dispararam desde que a Rússia abandonou o tratado, no último dia 17, e começou a visar os portos ucranianos e a infraestrutura de grãos no Mar Negro e no rio Danúbio. O pacto havia sido negociado pelas Nações Unidas e pela Turquia em julho de 2022.
Ao falar para uma multidão na Praça de São Pedro, o papa encorajou os fiéis a continuarem rezando “pela martirizada Ucrânia, onde a guerra está destruindo tudo, até os grãos”, chamando isso de “um grave insulto a Deus”.
O líder dos quase 1,4 bilhão de católicos do mundo disse que “o grito de milhões de irmãos e irmãs que sofrem de fome está subindo ao céu”.
A Rússia saiu do acordo do Mar Negro após dizer que suas exigências para aliviar as sanções sobre suas próprias exportações de grãos e fertilizantes não foram atendidas.
Saiba Mais
- Girão pede que Senado ouça Zelensky: 'governo ignora a Ucrânia'
- Zelensky diz que Ucrânia vai 'destruir' exército russo
- Rússia lança novo ataque contra Ucrânia e deixa 12 mortos
- Presidente da Ucrânia diz que declarações de Lula não trazem 'paz alguma'
- Putin diz que parou guerra civil após retaliar mercenários
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.