Guerra na Ucrânia

Papa pede que russos retomem acordo de grãos do Mar Negro

Preços globais do trigo subiram desde que a Rússia abandonou o tratado no último dia 17.

Ipolítica

Papa Francisco falou sobre o tema durante mensagem semanal do Angelus
Papa Francisco falou sobre o tema durante mensagem semanal do Angelus (Mazur / cbcew.org.uk / Catholic Church)

VATICANO - O papa Francisco dirigiu-se aos fieis, neste domingo (30), fazendo um apelo à Rússia. Durante sua mensagem semanal do Angelus, ele pediu que o governo de Vladimir Putin reverta a decisão de abandonar o acordo de grãos do Mar Negro.

O tratado permitia à Ucrânia exportar grãos de seus portos marítimos, apesar da guerra em andamento no Leste Europeu.

“Apelo aos meus irmãos, às autoridades da Federação Russa, para que a iniciativa do Mar Negro seja retomada e os grãos transportados com segurança”, declarou Francisco. 

Os preços globais do trigo dispararam desde que a Rússia abandonou o tratado, no último dia 17, e começou a visar os portos ucranianos e a infraestrutura de grãos no Mar Negro e no rio Danúbio. O pacto havia sido negociado pelas Nações Unidas e pela Turquia em julho de 2022.

Ao falar para uma multidão na Praça de São Pedro, o papa encorajou os fiéis a continuarem rezando “pela martirizada Ucrânia, onde a guerra está destruindo tudo, até os grãos”, chamando isso de “um grave insulto a Deus”.

O líder dos quase 1,4 bilhão de católicos do mundo disse que “o grito de milhões de irmãos e irmãs que sofrem de fome está subindo ao céu”.

A Rússia saiu do acordo do Mar Negro após dizer que suas exigências para aliviar as sanções sobre suas próprias exportações de grãos e fertilizantes não foram atendidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.