20 anos de poder

Erdogan vence primeiro turno da eleição da Turquia

Recep Tayyip Erdogan está há 20 anos no poder e venceu o seu adversário Kemal Kilicdaroglu; com 99% das urnas abertas há possibilidade de segundo turno.

Ipolítica, com informações da Folha

Eleitores da Turquia foram às urnas neste domingo na disputa de primeiro turno
Eleitores da Turquia foram às urnas neste domingo na disputa de primeiro turno (Manuel de Almeida)

TURQUIA - O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que há 20 anos está no poder, venceu o primeiro turno da eleição realizada neste domingo, mas pode ser que tenha de disputar o segundo turno contra o adversário, Kemal Kilicdaroglu.

Com 99% das urnas abertas, Erdogan soma 49,4% dos votos, contra 44,96% do adversário. Quem vencer o pleito poderá ficar no comando do país por mais 5 anos. 

Para evitar o segundo turno, é preciso somar mais de 50% dos votos.

No pleito, Sinan Ogan, nacionalista de ultradireita, aparece em terceiro lugar com 5,24%. E Muharrem İnce está na quarta posição com 0,43% dos votos, mesmo tendo anunciado desistência três dias antes da votação. O nome não pôde ser removido da cédula.

Houve acusação de adversários do presidente de manipulação de resultado. Oposicionistas afirmaram que a Anadolu divulgou números parciais que eram favoráveis ao presidente, deixando-o em maior vantagem no processo. 

O prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, candidato a vice-presidente na chapa da oposição, disse que o partido de Erdogan estava apresentando objeções em distritos liderados por Kilicdaroglu, o que atrasou a apuração.

À noite, os dois principais candidatos foram às redes sociais pedir que os observadores dos partidos não abandonassem a contagem das urnas até o término da apuração. 

"Embora a eleição tenha ocorrido em uma atmosfera positiva e democrática e a contagem dos votos ainda esteja em andamento, tentar anunciar os resultados às pressas significa usurpar a vontade nacional", disse Erdogan.

"Os observadores eleitorais e os funcionários do conselho eleitoral não devem deixar seus lugares. Não vamos dormir esta noite, meu povo", escreveu Kilicdaroglu, apostando na mesma estratégia.

Leia também: Rússia repudia ajuda britânica à Ucrânia e promete reagir

Madrugada

O processo de apuração ocorreu durante toda a madrugada. Depois das 2h (20h em Brasília), Erdogan subiu ao palco em Ancara e, além de reforçar o pedido aos militantes do seu partido, disse que ainda acreditava que poderia vencer o pleito no primeiro turno. 

Havia certo receio de que o presidente se recusasse a deixar o posto em caso de derrota ou que embarcasse em um discurso de fraude, o que não ocorreu. "Na minha vida política, sempre respeitei a decisão [do povo]", disse. "Espero a mesma maturidade democrática de todos", pontuou.

O segundo turno deve ocorrer no dia 28 de maio. Se confirmado, será a primeira vez de Erdogan em um segundo turno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.