TURQUIA- O presidente da Turquia Tayyip Erdogan tomou posse para o seu terceiro mandato Ele está no poder há 20 anos. Foi primeiro-ministro de 2003 a 2014 e é presidente desde 2014. Agora terá mais 5 anos de mandato.
O político foi reeleito em 28 de maio com 52% dos votos. Ele é do partido AK (Partido da Justiça e Desenvolvimento) e concorreu no 2º turno contra o candidato social-democrata da esquerda, Kemal Kiliçdaroglu, que recebeu 48% dos votos.
Neste sábado Erdogan fez o juramento ao assumir para mais um mandato de presidente. Durante sua fala ele prometeu assumir o “dever com imparcialidade”.
“Durante nossos 21 anos no poder, sempre mantivemos essa sensibilidade. Ao fornecer serviços, nunca nos preocupamos com a crença de ninguém ou com a cor de seu voto. Nunca praticamos regionalismo, partidarismo ou discriminação”, afirmou.
Com a reeleição, Erdogan entra para o grupo dos presidentes há mais tempo no poder, com mais de 20 anos chefiando seus países. A lista é formada, em geral, por autocratas e ditadores.
Saiba Mais
- Turquia reelege Erdogan para mais cinco anos no poder
- Turquia: candidatos votam no segundo turno da eleição presidencial
- Erdogan vence primeiro turno da eleição da Turquia
- Governo da Turquia manda fechar dezenas de jornais e emissoras de TV e rádio
- Tentativa de golpe: 30 governadores e 7.899 policiais são detidos na Turquia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.