TURQUIA - O governo da Turquia anunciou, nesta quarta-feira (27), que ordenou o fechamento de 45 jornais, 16 emissoras de TV e 23 estações de rádio em todo o país. A decisão aconteceu após uma tentativa de Golpe de Estado no país, que foi impedida por populares e pelo próprio governo.
Segundo informações divulgadas pela agência de notícias Anadolu, o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan também ordenou a prisão de mais de 40 jornalistas no começo da semana. A maioria dos jornalistas presos são ex-repórteres de um jornal de oposição ao governo de Erdogan, que foi fechado em março.
Leia também:
Turquia: populares usam Twitter para divulgar imagens
Turquia confisca quase 11 mil passaportes, com ordem do Governo
Tentativa de golpe: 30 governadores e 7.899 policiais são detidos na Turquia
O Golpe
Erdogan acusa o movimento Gülen de ter organizado o golpe de Estado no país. O grupo é liderado pelo clérigo exilado voluntariamente nos Estados Unidos, Fethullah Gülen. Segundo o presidente, “os gülenistas estariam infiltrados em todos os aparatos do Estado”.
Mais de 15 mil pessoas já foram presas no país por suspeita de envolvimento na revolta e, o governo mandou confiscar mais 11 mil passaportes do Turcos. Segundo informações do Exército, que divulgou um comunicado oficial, 8.651 militares participaram da tentativa de golpe.
Saiba Mais
- Erdogan toma posse e inicia terceiro mandato como presidente da Turquia
- Turquia reelege Erdogan para mais cinco anos no poder
- Turquia: candidatos votam no segundo turno da eleição presidencial
- Erdogan vence primeiro turno da eleição da Turquia
- Tentativa de golpe: 30 governadores e 7.899 policiais são detidos na Turquia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.