Rússia x Ucrânia

Rússia repudia ajuda britânica à Ucrânia e promete reagir

Reino Unido prometeu entregar mísseis de cruzeiro Storm Shadow, com alcance superior a 250 quilômetros, mais do que qualquer outro armamento fornecido a Kiev.

Ipolítica, com informações do g1

Vladmir Putin reagiu à ajuda do Reino Unido a Ucrânia
Vladmir Putin reagiu à ajuda do Reino Unido a Ucrânia (Kremlin)

RÚSSIA - O governo da Rússia repudiou a entrega de mísseis de longa distância pelo Reino Unido para a Ucrânia, classificou a investida de decisão “extremamente hostil” e prometeu reagir.

A ajuda britânica à Ucrânia foi anunciada na quinta-feira (11). Nesta sexta-feira, ao comentar o assunto, um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que Londres busca “uma agravação séria” do conflito.

Neste sábado a Alemanha anunciou aporte de bilionário para o fornecimento de armas, tanques, viaturas blindadas e sistemas de defesa antiaérea para a Ucrânia, que trava guerra contra a Rússia. O plano de investimentos da Alemanha na guerra entre Ucrânia e Rússia é de US$ 2,95 bilhões, o que equivale a R$ 14,5 bilhões na moeda brasileira.

Para a Rússia, a ajuda anuncia pelo Reino Unido “visa inundar ainda mais a Ucrânia de armas”, complementa o texto.

 “A Rússia se reserva o direito de tomar todas as medidas necessárias para neutralizar as ameaças que podem resultar da utilização de mísseis de cruzeiro pela Ucrânia”.

O ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, disse que o Reino Unido vai entregar aos ucranianos mísseis de cruzeiro Storm Shadow, com alcance superior a 250 quilômetros, mais do que qualquer outro armamento fornecido a Kiev até o momento pelos países ocidentais.

"A doação destes sistemas de armas oferece à Ucrânia a melhor chance de defesa contra a agressão contínua da Rússia, em particular dos ataques deliberados contra a infraestrutura civil ucraniana, que são contrários ao direito internacional", justificou o ministro britânico, no Parlamento.

O míssil Storm Shadow foi desenvolvido em conjunto por Reino Unido e França e teria a capacidade de atingir áreas no leste da Ucrânia, controladas pelas tropas russas. "A Ucrânia tem o direito de defesa. O uso do Storm Shadow permitirá à Ucrânia provocar o recuo das forças russas estabelecidas em território soberano ucraniano", destacou Wallace.

Especulações

Nesta sexta-feira, em meio a especulações de que uma contraofensiva ucraniana teria começado perto de Bakhmut, no leste do país, Kiev afirmou ter retomado alguns trechos de território, enquanto Moscou disse que repeliu 26 ataques ao longo de 95 quilômetros da frente oriental. Os anúncios de grandes operações marcam uma intensificação dos combates, após meses de uma relativa estabilidade.

O governo da Ucrânia afirmou que suas tropas avançaram dois quilômetros nas proximidades de Bakhmut. As forças russas ocupam cerca de 80% da cidade, praticamente destruída pela batalha, a mais longa e sangrenta desde o início da invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022.

A Rússia nega que a Ucrânia tenha feito qualquer progresso, dizendo que expulsou as forças de Kiev perto de Soledar, cerca de 15 quilômetros ao nordeste de Bakhmut. Na quinta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, havia dito que seu Exército precisaria de mais tempo para lançar uma contraofensiva em grande escala. Mas vários correspondentes de guerra russos garantiram que a esperada contraofensiva de Kiev já começou.

Sobre o tema, o chefe da milícia russa Wagner, que lidera o ataque a Bakhmut, acusou o Exército regular de "fugir" dos combates. "As unidades do Ministério da Defesa simplesmente fugiram dos flancos" em Bakhmut, disse Yevgeny Prigozhin em um vídeo. As defesas "colapsam", e as tentativas de "amenizar a situação" levarão a uma tragédia global para a Rússia, acrescentou.

Prigozhin, cuja rivalidade com o Exército russo aumentou nos últimos dias, reconheceu os sucessos ucranianos e desafiou o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, a visitar Bakhmut. Ele também afirmou que "o plano do Exército ucraniano está em andamento".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.