Zelensky chega à Itália para encontro com Papa Francisco
Esta é a primeira viagem de Zelensky à Itália desde a invasão da Rússia, em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o jornal italiano "Corriere della Sera" o encontro com o pontífice será perto das 10h no horário de Brasília.
ITÁLIA - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desembarcou em Roma, na Itália, na manhã deste sábado (13) para se reunir com representantes do governo do país e o Papa Francisco, que no final de abril disse que a Santa Sé está envolvida em uma missão de paz para acabar com a guerra com a Rússia.
Foi a primeira viagem de Zelensky à Itália desde a invasão da Rússia, em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o jornal italiano "Corriere della Sera" o encontro com o pontífice será perto das 10h no horário de Brasília.
"Uma visita importante para a próxima vitória da Ucrânia!", escreveu o ucraniano em uma rede social ao desembarcar.
Zelensky foi até o Palácio do Quirinal, residência oficial do presidente da Itália, Sergio Mattarella, onde ele teve um encontro de meia-hora.
"É uma honra para a Itália tê-lo aqui em Roma. Tenho o prazer de encontrá-lo novamente após nosso encontro há mais de três anos, mesmo que a condição que você enfrenta seja bem diferente. Estamos totalmente ao seu lado, seja bem-vindo presidente", disse Mattarella.
Depois disso, ele foi para uma reunião com a primeira-ministra Giorgia Meloni no Palazzo Chigi, sede do governo italiano.
Leia também: Lula diz que base de apoio no Congresso será testada a cada votação
Visita
Meloni visitou Zelensky em Kiev em fevereiro. Na ocasião, ela assegurou o apoio contínuo da Itália à Ucrânia, apesar de alguns de seus aliados, principalmente o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, terem laços estreitos de longa data com Moscou.
O encontro com o Papa seria a parte mais significativa da estadia de Zelensky na Itália. Ele conheceu o pontífice em 2020 no Vaticano e os dois tiveram várias conversas por telefone desde o início da guerra.
No final de abril, durante o voo de retorno à Roma após sua visita à Hungria, Francisco disse a repórteres que o Vaticano estava envolvido em uma missão de paz, mas não ofereceu mais detalhes sobre o fato.
Nem Moscou, nem Kiev comentaram sobre o caso.
Antes do fim de sua viagem no país, o presidente ucraniano também deve participar de um popular talk show da televisão italiana.
Saiba Mais
- Girão pede que Senado ouça Zelensky: 'governo ignora a Ucrânia'
- Zelensky diz que Ucrânia vai 'destruir' exército russo
- Rússia lança novo ataque contra Ucrânia e deixa 12 mortos
- Presidente da Ucrânia diz que declarações de Lula não trazem 'paz alguma'
- Papa pede que russos retomem acordo de grãos do Mar Negro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.