RÚSSIA - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante discurso proferido no seu país, acusou os Estados Unidos e os países europeus de querer destruir seu país.
No discurso, Putin fez novas ameaças e apontou para o Ocidente como o principal responsável pela guerra entre os dois países.
Putin prometeu que guerra continuará, disse que seu país tem "todos os recursos" para seguir lutando e avisou à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que é "impossível" vencer a Rússia no campo de batalha.
"Nós fizemos tudo possível, genuinamente tudo possível, para resolver esse problema (na Ucrânia) de maneira pacífica. Fomos pacientes, estávamos negociando pacificamente para sair deste difícil conflito, mas um cenário completamente diferente estava sendo preparado por trás de nossas costas", pontuou.
De acordo com o presidente russo, a guerra é resultado de uma busca dos países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, por um "poder ilimitado" nos assuntos mundiais.
Ironia
Kiev respondeu ao discurso com ironia. Mykhailo Podolyak, assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que fala de Putin mostrou que líder russo "perdeu a noção da realidade".
"Ele (Putin) chegou a um beco sem saída, e qualquer coisa que ele faça só vai piorar sua situação. As elites russas vão se irritar com ele e começar a duvidar sua habilidade para comandar o país", declarou.
Saiba Mais
- Girão pede que Senado ouça Zelensky: 'governo ignora a Ucrânia'
- Zelensky diz que Ucrânia vai 'destruir' exército russo
- Rússia lança novo ataque contra Ucrânia e deixa 12 mortos
- Presidente da Ucrânia diz que declarações de Lula não trazem 'paz alguma'
- Papa pede que russos retomem acordo de grãos do Mar Negro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.