Relembre

São João da Thay e enfermeiro investigado por fazer cirurgia plástica dentro de hospital público; veja o resumo da semana

Saiba o que foi destaque no Imirante na semana de 4 a 10 de junho no resumo da semana.

Imirante.com

Atualizada em 11/06/2023 às 19h54

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 4 a 10 de junho.

Domingo (4)

A programação do São João da Thay 2023 começou mais cedo para as celebridades e parceiros do evento que desembarcaram no Maranhão especialmente para participar da festa junina mais badalada do Brasil. 

O primeiro compromisso dos convidados, entre influenciadores, artistas, jornalistas e executivos de empresas que apoiam o evento beneficente, foi o passeio à região dos Lençóis Maranhenses, onde  o grupo formado por mais de 100 pessoas hospedou-se na cidade turística de Barreirinhas, porta de entrada para a gigantesca e paradisíaca área de preservação ambiental formada por altas dunas de areia branca e lagoas formadas por água da chuva.

São João da Thay promoveu luau em Barreirinhas.

Uma criança e um adolescente morreram afogados, no fim da tarde desse domingo (4), na praia do Calhau, em São Luís. As vítimas foram identificadas como Enzo Silva, de 11 anos, e Lucas Lemos de 16.

Além das duas vítimas que morreram, outros dois jovens, de 14 e 18 anos, também se afogaram, mas foram resgatados com vidas por salva vidas do Corpo de Bombeiros. Após o resgate, elas foram encaminhados para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1) e passam bem.

Afogamento aconteceu na na praia do Calhau.

Segunda-feira (5)

Manifestantes interditam, na manhã de segunda-feira (5), o km 1,5 da BR-135. A protesto acontece em frente ao bairro Vila Itamar, na saída de São Luís.

Os manifestantes cobram da Prefeitura de São Luís uma série de reivindicações para os bairros da Vila Itamar e Recanto Verde, na zona rural da capital maranhense. Entre as cobranças estão a aceleração das obras da creche do Recanto Verde, a reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Itamar e a melhoria no transporte público dos dois bairros.

Manifestantes cobraram da Prefeitura de São Luís demandas para o bairros Vila Itamar e Recanto Verde.

Terça-feira (6)

 Um veículo que transportava um grupo de turistas nas dunas do município de Santo Amaro do Maranhão, perdeu o controle e caiu em uma das lagoas, deixando feridos, na tarde de segunda-feira (5). De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), nove pessoas estavam no veículo no momento do acidente, sendo sete turistas, o motorista e um guia.

Acidente deixou feridos em Santo Amaro.

Na prévia do São João da Thay, Thaynara OG promoveu um jantar árabe que reuniu influenciadores e artistas de todo o Brasil no Rio Poty Hotel, em São Luís.

Para homenagear a comunidade libanesa do Maranhão, o jantar foi todo inspirando na cultura do país, contando com muita gastronomia árabe, além de apresentações de dança do ventre.

Thaynara OG promoveu jantar árabe.

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) investiga o caso de uma mulher que teria morrido depois de passar por um procedimento estético, feito por um enfermeiro, no hospital municipal em Lago dos Rodrigues, do interior do Maranhão. O funcionário, que não teve o nome divulgado, teve o contrato rescindido com hospital, após o caso.

Continua após a publicidade..

Quarta-feira (7)

O Maranhão ainda não implementou a Lei Federal que amplia de 6 para 50 doenças rastreadas pelo Teste do Pezinho oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A lei entrou em vigor desde maio de 2022.

Obrigatório para recém-nascidos nas primeiras 48 horas e até o quinto dia de vida do bebê, o Teste do Pezinho realiza o diagnóstico precoce de inúmeras doenças que podem ocasionar deficiências intelectuais, motoras e até mesmo a morte da criança.

As chances de bebês receberem tratamento adequado e levarem uma vida saudável é bem maior caso recebam o diagnóstico precoce por meio do exame.

Quinta-feira (8)

Uma noite inesquecível, assim foi a quinta edição do São João da Thay, realizada no estacionamento do São Luís Shopping, em São Luís. O evento, que já se consagrou como um festival, foi marcado por cores, ritmos, toadas, músicas, muita alegria e solidariedade, pois, além de divulgar e enaltecer a cultura maranhense, o SJT também teve como objetivo arrecadar verbas para entidades apoiadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no Maranhão.

O evento foi marcado por cores, ritmos, toadas, músicas, muita alegria e solidariedade.

Um dos mais talentosos artistas plásticos maranhenses faleceu na madrugada desta quinta-feira (8).  Péricles Rocha, natural de Codó (MA), tinha 77 anos e estava internado em um hospital em São Luís, não resistindo a complicações da diabetes.

O artista plástico começou a pintar aos oito anos, na beira do Rio Parnaíba, na cidade de Bendito Leite (MA). De lá para cá não parou mais de se envolver com a arte. 

Péricles Rocha faleceu na madrugada desta quinta-feira.

Sexta-feira (9)

Dois ferryboats apesentaram problemas mecânicos, causando o cancelamento de viagens na madrugada de sexta-feira (9), no Terminal de Ferryboat da Ponta da Espera, em São Luís.

Os passageiros que já tinham comprado suas passagens ficaram impedidos de viajar e se revoltaram com a situação. Eles aguardavam a próxima viagem para conseguir chegar o quanto antes aos seus destinos. 

Ferries apresentaram problemas mecânicos nessa madrugada em São Luís.

O enfermeiro identificado como Alberto Rodrigues da Silva, que está sendo investigado pela morte de uma mulher na qual ele fez uma cirurgia plástica, já era alvo de um inquérito, em outro caso, por exercício ilegal da profissão. O caso aconteceu no hospital municipal em Lago dos Rodrigues, no interior do Maranhão. 

Alberto Rodrigues atuava no Hospital Municipal de Turiaçu com o nome de 'Dr. Guilherme'.

Sábado (10)

Após documentos obtidos com exclusividade pelo g1 Maranhão, foi constatado que Alberto Rodrigues da Silva, conhecido como 'Dr. Guilherme' e que está sendo investigado pela morte de uma mulher no qual fez uma cirurgia plástica em um hospital público do Maranhão, recebeu salários relativos aos procedimentos que fazia no Hospital Municipal da cidade de Turiaçu (MA), por meio da conta bancária de um outro médico.

A informação consta no inquérito da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), obtido pelo g1 Maranhão, que investiga o caso. O médico que teria recebido o dinheiro por 'Dr. Guilherme' foi identificado como Alexandre Pinto Sousa, que confirmou o caso em depoimento à polícia e relatou que foi procurado por Alberto Rodrigues, que pediu a ele depositar o dinheiro do seu ‘salário’ em sua conta, devido a problemas bancários.

Alberto Rodrigues da Silva, conhecido como 'Dr. Guilherme', está sendo investigado pela morte de uma mulher na qual fez uma cirurgia plástica em um hospital público do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.