São João da Thay

São João da Thay 2023 é marcado por valorização da cultura maranhense, shows de grandes artistas e solidariedade

Com um grande público presente, o festival contou com a apresentação de grupos folclóricos, shows completos dos cantores Ivete Sangalo, Léo Santana e Matheus Fernandes, além da apresentação de artistas locais e os convidados famosos.

Imirante, com informações da Assessoria

Atualizada em 09/06/2023 às 14h50
(Foto: Juliana Chaves)
(Foto: Juliana Chaves)

SÃO LUÍS - Uma noite inesquecível, assim foi a quinta edição do São João da Thay, realizada no estacionamento do São Luís Shopping, em São Luís. O evento, que já se consagrou como um festival, foi marcado por cores, ritmos, toadas, músicas, muita alegria e solidariedade, pois, além de divulgar e enaltecer a cultura maranhense, o SJT também teve como objetivo arrecadar verbas para entidades apoiadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no Maranhão.

(Foto: Juliana Chaves)
(Foto: Juliana Chaves)

“A gente conseguiu entregar o São João da Thay 2023, o evento foi lindo, cheios de muitas emoções, de shows incríveis. Agradeço a todo mundo que participou e contribuiu com a nossa causa social, que é ajudar o UNICEF”, destacou Thay.

Com um grande público presente, o festival contou com a apresentação de grupos folclóricos da cultura popular maranhense, shows completos dos cantores Ivete Sangalo, Léo Santana e Matheus Fernandes, além da apresentação de artistas locais e os convidados famosos, que abrilhantaram ainda mais a festa.

Desde cedo, já se via uma multidão chegando ao local do evento, tudo para ficar próximo ao 'Chita Carpet' e ver as celebridades e personalidades da mídia, convidadas por Thaynara OG. Muita gente famosa passou pelo 'Chita Carpet', como os ex-BBBs Fred Nicácio, Key Alves, Cézar Black e Domitila Barros. Também passaram pelo local, as influenciadoras digitais Lore Improta, Bianca Andrade 'Boca Rosa' e Lorrane Silva, a 'Pequena Lô', além das atrizes Fabiana Karla e Lucy Alves, entre muitas outros convidados especiais.

O São João da Thay começou com o Boi Brilho dos Lençóis levando a beleza e a sonoridade do sotaque de Orquestra para o palco. Logo depois, a Dança Portuguesa Majestade do Rosário, que é uma das danças típicas do São João do Maranhão, se apresentou. E ainda enaltecendo a cultura popular do Estado, subiu ao palco do SJT a Companhia Barrica, com coreografias e indumentárias inspiradas na diversidade das manifestações artísticas da cultura maranhense.

Ainda destacando a cultura nordestina, durante toda a programação do São João da Thay, a dupla de atores e repentistas, Juzé e Lukete, que interpretaram os personagens 'Totonho' e 'Palmito' na novela da TV Globo 'Mar do Sertão', se apresentaram cantado repentes sobre a cultura do Nordeste.

E um dos momentos altos do festival foi quando a anfitriã do evento, a influenciadora Thayanra OG, subiu no palco ao som de “Anunciação", dançando com um corpo de balé. Thay aproveitou para destacar a importância do evento, por enaltecer a cultura maranhense e, também, pelo lado solidário em ajudar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Quem também encantou o público foi a cantora Alcione, que cantou com Emmanuel Ferraro e Lucy Alves. A Marrom também levou o público ao delírio ao som de "Você me vira a cabeça", "Não deixe o samba morrer", "Maranhão meu tesouro, meu torrão" e "A loba".

(Foto: Juliana Chaves)
(Foto: Juliana Chaves)

Depois foi a vez de mais um grupo folclórico do Maranhão se apresentar, o Tambor de Crioula do Mestre Leonardo. Para receber a atração cultural, Thaynara surgiu no palco vestida de coreira e dançando para o público. Durante a apresentação do grupo de tambor de crioula, Thay e Lucy Alves mostraram quem têm talento para serem coreiras e dançaram ao som dos tambores.

Outro momento pra lá de especial do São João da Thay foi a apresentação da cantora Klessinha, que agitou o público ao som de uma boa seresta, do jeito que o nordestino gosta. Outro cantor que animou o festival foi o Luan Costa, ex-vocalista da banda Mesa de Bar.

E um dos momentos mais esperados da noite, enfim, chegou. Por volta das 23h Ivete Sangalo subiu ao palco do São João da Thay, para fazer um show completo, com muita energia, após 11 anos sem vir ao Maranhão. Ao som de grandes hits como “Cria da Ivete”, “Poeira”, “Festa”, “O mundo vai”, entre outros sucessos, Veveta espalhou energia e muita simpatia, em um show eletrizante.

(Foto: Juliana Chaves)
(Foto: Juliana Chaves)

Durante a apresentação, Ivete Sangalo e Thaynara OG fizeram uma homenagem para a cantora Preta Gil, que está em tratamento contra um câncer no intestino. Preta foi quem incentivou e apoiou a maranhense na criação do São João da Thay e apadrinhou a carreira da influenciadora.

“O São João da Thay só está aqui hoje, desse tamanho de festival, recebendo atrações como Ivete, porque você foi a pessoa que me fez sonhar, pensar grande. E juntar pessoas nesse time pra sonhar esse sonho junto comigo”, declarou Thaynara OG, para Preta Gil. 

(Foto: Juliana Chaves)
(Foto: Juliana Chaves)

Após a homenagem, Ivete Sangalo cantou, junto com Fabrícia, "Boi de Lágrimas", uma das toadas mais marcantes da cultura popular maranhense, levando o público a vibrar de emoção.

Teve ainda a apresentação contagiante do DJ Felipe Mar, que trouxe para o palco do SJT o funk carioca, com sucessos como “Lovezinho”, “Movimento da Sanfoninha” e “Quadradinho de Oito”. O momento foi de tanta vibração, que as influenciadoras digitais Bianca Andrade, a “Boca Rosa”, Lorrane Silva e 'Pequena Lô” não resistiram e subiram ao palco para dançar com o DJ.

E as manifestações culturais continuaram brilhando no palco do festival, dessa vez foi o Boi de Morros, um dos grupos folclóricos mais tradicionais do Maranhão, que mostrou todo o seu encanto. Em seguida veio o Cacuriá de Dona Teté, que animou o público com toda a sua sensualidade e irreverência.

O público foi mais uma vez ao delírio quando Matheus Fernandes entrou no palco para fazer um show completo. O cantor já entrou no palco agitando o público ao som de "Baby me atende". Misturando elementos do sertanejo com as batidas eletrônicas, o cantor alegrou ainda mais o São João da Thay, não deixando a galera parada, cantando vários sucessos como “Altas loucurinhas”, “Lovezinho”, entre outras. Matheus ainda cantou uma música com a dupla Fernando e Franco.

Depois foi a vez do cantor e dançarino Thiago Pantaleão agitar o público, com músicas que trazem um mix de sonoridades de gêneros pop e rock. Em seguida, a artista maranhense Only Fuega subiu no palco e animou geral, ao som de alguns dos seus sucessos.

O dia já estava amanhecendo, quando Léo Santana subiu no palco, por volta das 4h20. Cheio de energia, ele manteve o público animado do começo ao fim do seu show, que marcou o encerramento do São João da Thay.

(Foto: Juliana Chaves)
(Foto: Juliana Chaves)

A última atração da noite era uma das mais esperadas pelo público, que ficou presente até o final do show, para curtir os grandes sucessos do cantor baiano. Léo Santana agitou a multidão com suas músicas de sucesso como 'Posturado e Calmo', 'Zona de Perigo', 'Contatinho' e 'Santinha'.

O show do baiano encerrou a quinta edição do São João da Thay, que entrou para a história, com uma programação incrível, convidados especiais e, principalmente, pelo objetivo de arrecadar verbas para doar ao UNICEF, que apoia diversas instituições que trabalham com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.