Investigação

Enfermeiro investigado pela morte de esteticista já respondia a inquérito por exercício ilegal da medicina

A investigação sobre o outro caso é de julho de 2022 e aponta que o enfermeiro identificado como Alberto Rodrigues atuava no Hospital Municipal de Turiaçu com o nome de 'Dr. Guilherme'.

Imirante.com, com informações do g1 MA

Atualizada em 09/06/2023 às 15h04
Alberto Rodrigues atuava no Hospital Municipal de Turiaçu com o nome de 'Dr. Guilherme'.
Alberto Rodrigues atuava no Hospital Municipal de Turiaçu com o nome de 'Dr. Guilherme'. (divulgação / G1)

LAGO DOS RODRIGUES - O enfermeiro identificado como Alberto Rodrigues da Silva, que está sendo investigado pela morte de uma mulher na qual ele fez uma cirurgia plástica, já era alvo de um inquérito, em outro caso, por exercício ilegal da profissão. O caso aconteceu no hospital municipal em Lago dos Rodrigues, no interior do Maranhão. 

A investigação sobre o outro caso é de julho de 2022 e aponta que Alberto Rodrigues atuava no Hospital Municipal de Turiaçu com o nome de 'Dr. Guilherme'. Lá, ele realizou uma histerectomia, que é a remoção do útero de uma paciente. Porém, a paciente teve vazamento da urina na vagina e passou por uma segunda cirurgia com o 'Dr. Guilherme', para uma reparação, mas as complicações continuaram e a paciente foi a São Luís fazer exames, onde foi constatada uma lesão na bexiga.

A paciente precisou fazer uma nova cirurgia, no Hospital Universitário, em São Luís, mas até hoje sofre as consequências dos procedimentos feitos. Após as investigações, a Polícia Civil descobriu que Alberto usava um documento de registro profissional com o nome um outro médico, chamado Guilherme, e trocou a foto pela dele.

Por não haver flagrante, Alberto não foi preso. Mas, sobre este caso, a Polícia Civil indiciou Alberto pelo exercício ilegal da medicina e processo segue em andamento na Justiça. Uma audiência foi marcada para o dia 6 de junho, mas Alberto não compareceu.

Morte de Erinalva

A esteticista Erinalva de Jesus Dias, de 37 anos, deu entrada no hospital no dia 31 de maio deste ano. Para a família, a vítima contou que faria uma cirurgia para retirar uma das trompas. Durante o procedimento, Erinalva passou mal e foi levada ao Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos, que fica na cidade de Bacabal, a cerca de 80 km de Lago dos Rodrigues.

No atendimento, o médico que consultou a vítima viu que Erinalva de Jesus havia passado por uma cirurgia estética, chamada abdominoplastia, onde é feita a retirada de excesso de pele e gordura do abdômen. De acordo com testemunhas, a cirurgia teria sido realizada apenas pelo enfermeiro, não habilitado para o procedimento, e dentro do centro cirúrgico do hospital municipal de Lago dos Rodrigues.

Para a família, a Erinalva contou que faria uma cirurgia para retirar uma das trompas. Mas, depois das complicações na cirurgia, ela foi encaminhada para o Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos, que fica na cidade de Bacabal, a cerca de 80 km de Lago dos Rodrigues.

Erinalva acabou morrendo no hospital e um médico constatou que ela fez, na verdade, uma abdominoplastia, para retirada de excesso de pele e gordura do abdômen.

"Eu não vou me conformar com isso enquanto a gente não ver Justiça, porque eu quero Justiça. Minha filha não fazia mal a ninguém, minha filha era uma jovem muito alegre", desabafou Carmelita de Jesus da Silva, mãe de Erinalva.

A diretora do hospital e os profissionais que estavam de plantão, no dia do ocorrido, já prestaram depoimento à Polícia Civil e afirmaram não saber que o enfermeiro estivesse realizando o procedimento. Alberto teve o contrato rescindido com hospital, após o caso, mas ainda segue com o registro ativo no Conselho de Enfermagem.

"O Conselho Regional de Enfermagem tomou conhecimento dessa denúncia através das redes sociais do fato que aconteceu em Lago dos Rodrigues. Quando tomamos conhecimento sobre o fato, nós já fizemos a abertura de um processo disciplinar", explicou José Carlos Júnior, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão.

Em nota, a Prefeitura de Lago dos Rodrigues afirmou que não tinha conhecimento de tal procedimento, assim como a equipe médica de plantão e já rescindiu o contrato com Alberto. A prefeitura também disse que já instaurou um procedimento administrativo para apurar todo o ocorrido e que o caso se tratou de “uma ocorrência isolada”.

Ainda de acordo com a gestão municipal, o hospital “já está se cercando de todas as precauções para que situações como estas não venham mais a ocorrer. E a prefeitura tem colaborado com todas as investigações e prestando apoio à família da vítima”, diz a nota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.