Artes plásticas

Artista plástico Péricles Rocha morre aos 77 anos

Maranhense estava internado em um hospital em São Luís e não resistiu a complicações da diabetes.

Evandro Júnior / Imirante

Atualizada em 08/06/2023 às 15h54
Péricles Rocha faleceu na madrugada desta quinta-feira
Péricles Rocha faleceu na madrugada desta quinta-feira (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Um dos mais talentosos artistas plásticos maranhenses faleceu na madrugada desta quinta-feira (8).  Péricles Rocha, natural de Codó (MA), tinha 77 anos e estava internado em um hospital em São Luís, não resistindo a complicações da diabetes.

O artista plástico começou a pintar aos oito anos, na beira do Rio Parnaíba, na cidade de Bendito Leite (MA). De lá para cá não parou mais de se envolver com a arte. 

Pintor, escultor, desenhista e ilustrador, ele cursou escultura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, entre 1967 e 1971. Em 1977, realizou sua primeira mostra individual, na Galeria Sérgio Milliet, no Rio de Janeiro. Entre 1978 e 1980, ilustrou os livros ‘Marimbondos de Fogo’ e ‘Norte das Águas’, de José Sarney, e ‘Poeta do Absurdo’, de Orlando Tejo. Em 1982, estudou no Instituto Lorenzo de Médici, em Florença, Itália.

Foi ganhador de diversos prêmios, como o do ‘Encontro de Artistas do DF’ (1976), um da Bienal de São Paulo (1976, representando Brasília), Prêmio Aquisição – Concurso Nacional de Artes Plásticas Caixego – Goiânia (GO), em 1976, e o Prêmio Aquisição no Primeiro Salão de Gravura e Desenho do Centro-Oeste (1978).

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.