MARANHÃO - O Maranhão segue avançando na modernização dos documentos de seus cidadãos e já alcançou a marca de 1,14 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) emitidas, o que corresponde a 16% da população do estado. O dado foi divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com base em informações atualizadas até o dia 23 de julho de 2025.
Com esse percentual, o Maranhão se destaca no cenário nordestino, ficando à frente de estados como Bahia (14,64%) e Ceará (13,22%) em proporção de emissões em relação à população.
A nova CIN substitui gradualmente o antigo RG e traz mais segurança e padronização nacional, com um número único de identificação baseado no CPF. O documento também é mais inclusivo: segundo o Governo Federal, quase meio milhão de pessoas com deficiência já solicitaram a nova identidade, incluindo cidadãos com Transtorno do Espectro Autista, deficiência intelectual, física, visual e auditiva.
Região Nordeste
No total, a Região Nordeste já contabiliza mais de 8,2 milhões de emissões, com destaque para os estados de Pernambuco e Bahia, ambos com mais de 2 milhões de documentos emitidos. Ainda assim, o Maranhão se sobressai no comparativo proporcional.
Modernização e acessibilidade
A nova carteira oferece diversas vantagens, como QR Code para verificação de autenticidade, layout bilíngue (português e inglês) e integração com serviços digitais. O acesso ao novo documento já está disponível gratuitamente para a primeira via em todos os estados.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.