(Divulgação)
COLUNA
Carla Lima
Carla Lima é jornalista de política do Grupo Mirante.
Exonerações

Indicado de Josivaldo JP é demitido da Superintendência de Agricultura no MA

Deputado do PSD votou contra medida provisória do Governo Federal que taxava setores da economia; além da demissão de Wellington Reis, já havia sido exonarada no fim de semana Lena Brandão, que exercia o cargo de superindente do Iphan no Maranhão.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 13/10/2025 às 20h27
Josilvado JP indicou Wellington Reis para a Superintedência de Agricultura e Pesca do MA
Josilvado JP indicou Wellington Reis para a Superintedência de Agricultura e Pesca do MA (Divulgação)

SÃO LUÍS - Mais um indicado de deputado federal do Maranhão perdeu o cargo federal. Depois de Lena Brandão, irmã do deputado Pedro Lucas Fernandes (União), foi a vez de Wellington Reis, que estava na superintendência de Agricultura e Pesca do Maranhão por indicação do parlamentar maranhense Josivaldo JP (PSD). Assim como Pedro Lucas, Josivaldo votou contra medida provisória do governo federal sobre taxação de setores da economia como bancos e bets.

A posse de Wellington Reis Sousa foi em junho de 2023. Na ocasião, o PSD negociava cargos federais em todo o Brasil para compor com o governo Lula. Como deputado, JP acabou indicando Reis. Na época, por ser pré-candidato a prefeito de Imperatriz, Josivaldo chegou a dar ao seu suplente de deputado (e ex-deputado federal, Edilázio Júnior) a autoria da indicação.

Ele assim fez porque se colocava como representante do campo política da direita e não queria ter ligação com o governo Lula na ocasião devido ao pleito municipal.

Mas a indicação foi do deputado maranhense Josivaldo JP e por votar contra o governo na Câmara perdeu o espaço de seu indicado.

Além de Wellington Reis, Lena Brandão também foi demitida do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan) dop Maranhão. Ela é irmão doi deputado Pedro Lucas Fernandes (União), que votou pela derrota do governo Lula na Câmara.

Há a possibilidade de nova demissão. Desta vez, do indicado de Marreca Filho (PRD), que também votou contra o governo na Medida Provisória.

Ele tem a indicação de Cysne Aderaldo na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Maranhão.

Demissões em cargos federais

  • 4 superintendências do Ministério da Agricultura;
  • 1 diretoria do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes);
  • 3 regionais da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba);
  • 1 superintendência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional);
  • 2 vice-presidência da Caixa Econômica Federal (CEF).

 

 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.