Alagamentos e enchentes

Maranhão chega a dez cidades em situação de emergência por causa da cheia dos rios

De acordo com a Defesa Civil do Estado, no Maranhão já tem 597 famílias desabrigadas e 1.313 desalojadas por causa das cheias dos rios.

Imirante.com, com informações do g1 MA

Atualizada em 29/03/2024 às 19h16
Pedreiras (MA) é uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no Maranhão.
Pedreiras (MA) é uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no Maranhão. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

MARANHÃO - O Maranhão chega a dez cidades que decretaram situação de emergência por causas das fortes chuvas que têm causado aumento do nível de rios, provocando alagamentos e enchentes.

Os municípios afetados são: Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João do Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu, Trizidela do Vale, Lago da Pedra e Lagoa Grande.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

A Defesa Civil do Estado informou que no Maranhão já tem 597 famílias desabrigadas e 1.313 desalojadas por causa das cheias dos rios. As cidades mais afetadas são Pedreiras e Trizidela do Vale, localizadas na região do Médio Mearim.

Na capital São Luís, 72 áreas de risco estão sendo monitoradas pela Defesa Civil Municipal. Como é o caso do bairro Salinas do Sacavém. No bairro, localizado em São Luís, tem diversos pontos com diferentes riscos provocados pelas fortes chuvas, e entre os riscos estão deslizamentos, alagamentos e, inclusive, desmoronamentos.

Segundo os meteorologistas, o índice de chuvas no Maranhão está dentro da normalidade.

“As chuvas foram bem distribuídas este mês e aqui na capital ainda não chegou a bater o índice esperado para o mês todo, que é de 456 milímetros e até o momento nós estamos com 339. Durante o mês de abril as chuvas tendem a diminuir a frequência e intensidade no setor Sul do estado do Maranhão, porém aqui no setor Norte as chuvas devem ser da mesma magnitude de como foi e está sendo neste mês de março”, explicou o meteorologista Gunter de Azevedo Reschke.

Defesa Civil

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do governo do estado, em cidades com registros de danos causados pelas chuvas, a instituição presta o devido apoio, em ação conjunta com as Coordenadorias Municipais. E, além disso, a Defesa Civil Estadual segue monitorando as chuvas para prevenir ocorrências, promover as medidas necessárias e atender as comunidades.

O órgão destaca, ainda, que as famílias afetadas são auxiliadas pelas Coordenadorias municipais e pelos programas do Governo do Estado, por meio da mobilização de efetivo do Corpo de Bombeiros, via Defesa Civil, e no fornecimento de alimentação, proveniente da rede de Restaurantes Populares, além de mantimentos como água, colchões, itens de higiene pessoal e outro, fruto de aquisição em parcerias e doação. 

Cuidados em áreas de risco

A Defesa Civil do Maranhão orienta que, em situações de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados e/ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos ou deslizamentos.

A Defesa Civil alerta, também, que ao verificar riscos de alagamentos na cidade, deve-se procurar as autoridades de defesa como Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199, informando quais são as áreas afetadas pelas cheias. Além disso, a Defesa Civil recomenda que:

Avise aos seus vizinhos sobre o perigo e, se possível, convença as pessoas que moram nas áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas;
Se precisar retirar algo da sua casa após a inundação, peça ajuda à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros;
Coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechado e em local protegido;
Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, devido o risco de choque elétrico ou curto-circuito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.