Previsão do tempo

Chuvas intensas: inmet emite alerta amarelo para todo Maranhão

O alerta é válido até às 10h desta quinta-feira (4).

Imirante.com

Inmet emite alerta amarelo para todo Maranhão.
Inmet emite alerta amarelo para todo Maranhão. (Foto: Juvêncio Martins)

MARANHÃO - Um alerta amarelo de chuvas intensas foi emitido nesta quarta-feira (3) para todo o Maranhão. O aviso foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e é válido até às 10h desta quinta-feira (4).

A previsão, conforme o alerta, é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Existe ainda o risco de corte de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.

Orientações

Em caso de rajadas de ventos, não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de alto risco, a população deve procurar ajuda junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Situação de emergência no Maranhão

Nessa terça-feira (2), a Defesa Civil do Maranhão informou que subiu para 13 o número de cidades que decretaram situação de emergência no Maranhão devido as fortes chuvas que atingem todo o estado, provocando a cheia de rios e riachos.

Ao todo, segundo a Defesa Civil, mais 600 famílias que estão desabrigadas e 1.663 desalojadas. Os municípios de Carutapera, Governador Nunes Freire e Boa Vista do Gurupi foram acrescentados recentemente na lista de cidades que decretaram estado de emergência.

Além desses municípios, as cidades de Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João do Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão e Trizidela do Vale também estão na lista de cidades afetadas pelas chuvas.

Em São Luís, 72 áreas de risco estão sendo monitoradas pela Defesa Civil Municipal, como é o caso do bairro Salinas do Sacavém. No bairro, há inúmeras áreas de risco que foram pelas fortes chuvas e que, podem ser atingidas por deslizamentos, alagamentos e desmoronamentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.