Análise curricular

Editais da Fapema concedem benefício para Mães Pesquisadoras

Segundo a Fapema, a possibilidade de inclusão da licença-maternidade no Currículo Lattes é uma conquista recente.

Imirante.com, com informações da FAPEMA

Atualizada em 26/03/2022 às 18h06
O objetivo da ação é reconhecer as dificuldades enfrentadas pelas mães cientistas.
O objetivo da ação é reconhecer as dificuldades enfrentadas pelas mães cientistas. (Foto: divulgação)

MARANHÃO - A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) anunciou na sexta-feira (11), que vai permitir que mães pesquisadoras tenham um acréscimo de um ano a mais, na etapa de análise curricular dos editais lançados pela instituição.

De acordo com a Fapema, para ter direito ao benefício, as pesquisadoras deverão ter uma licença-maternidade registrada no Currículo Lattes durante o período de análise curricular dos editais.

O objetivo da ação é reconhecer as dificuldades enfrentadas pelas mulheres cientistas em conciliar a produção acadêmica e os desafios da maternidade, permitindo que elas sejam inseridas em projetos de pesquisa contribuindo para o desenvolvimento científico no Maranhão.

Segundo a Fapema, a possibilidade de inclusão da licença-maternidade no Currículo Lattes é uma conquista recente, a partir do movimento Parent in Sciente (Pais na Ciência), criado em 2016 no Brasil.

Para a pesquisadora Rarielle Rodrigues, doutora em Ciências Sociais e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a mudança é bem-vinda. Recentemente, ela foi mãe e sentiu o impacto da maternidade em sua carreira.

"Por mais que tenhamos vontade e capacidade, não conseguimos produzir no mesmo ritmo de pesquisadoras que não são mães, pois ainda o cuidado recai como obrigatoriedade para a mulher. A proposta da Fapema leva em consideração a vida para além da academia, nos dando possibilidades de produzir academicamente em uma outra lógica em que os prazos não sejam algo sufocante”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.